/

Pesquisadora da Ecoa é aprovada em doutorado nos Estados Unidos

3 minutos de leitura
Foto: Alicce Rodrigues

Paula Isla Martins, pesquisadora que compõe a equipe da Ecoa, foi aprovada em primeiro lugar em processo seletivo para cursar parte do doutorado na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. Atualmente, Paula é doutoranda em Ecologia e Conservação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde faz parte do Laboratório Laboratório de Ecologia de Intervenção (LEI-UFMS).

Paula em trabalho de recuperação na Aldeia Mãe Terra, em Miranda (Foto: Alicce Rodrigues)

Leia também: Pesquisa identifica áreas prioritárias para prevenção de incêndios e restauração pós-fogo no Pantanal

A pesquisadora atua com o planejamento espacial e econômico da intervenção pós-fogo no Pantanal, o que inclui a identificação de áreas prioritárias para prevenção de incêndios e restauração. Na Universidade do Kansas, Paula será orientada por Andrew Townsend Peterson, um dos maiores especialistas em modelagem de nichos ecológicos. A técnica cria mapas a partir da ligação entre variáveis ambientais e pontos de ocorrência das espécies para ver onde elas tem mais chance de ocorrer.

Essa pesquisa vai ser importante porque vou poder entender a distribuição das espécies sensíveis ao fogo. Nós vamos ver o que acontece com as espécies sensíveis se a gente usar a manejo integrado do fogo, o que acontece com elas considerando as mudanças climáticas”, explica Paula.  

Uma das espécies foco da pesquisa realizada por Paula é o pau santo, que possui grande importância para comunidades indígenas do Pantanal e Cerrado. “O Pau-santo origina a resina preta que os indígenas Kadiwéu utilizam em suas pinturas e artesanatos. Com a pesquisa, vou criar mapas utilizando variáveis ambientais e entender quais são as áreas mais aptas para ter essas espécies”. 

Na Ecoa, Paula atua em especial na agenda de Infraestrutura e Energia, acompanhando o financiamento do desenvolvimento e monitorando a construção de represas na Bacia do Alto Paraguai. Além disso, é também representante da Rede Pantanal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)