//

Pesquisadora Patricia Medici ganha o “Oscar verde” da conservação

3 minutos de leitura
2
Patricia é referência na conservação das antas brasileiras. Seu trabalho é fundamental para toda a conservação futura. (Foto: Via INCAB)

Patricia Medici ganhou o maior prêmio da conservação ambiental do mundo, o prestigiado Whitley Gold Awards, ou “Oscar Verde”, organizado pela Whitley Fund for Nature, do Reino Unido. A pesquisadora lidera a Iniciativa de Conservação da Anta Brasileira, focada na preservação do maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta brasileira. Com sua equipe, Patricia realiza pesquisas de ponta para entender a ecologia das antas e informar ações de conservação na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado.

Nacionalmente vulneráveis, as antas enfrentam uma infinidade de ameaças, incluindo perda de habitat, caça predatória e desenvolvimento desenfreado. Patricia aborda isso de frente, usando antas como carro-chefe para a proteção de seu habitat. Como presidente do Grupo de Especialistas em Anta da SSC da IUCN, Patricia é especialista mundial em ciência da conservação da anta e dedicou sua carreira a esclarecer essa espécie de aparência incomum, mas pouco conhecida. Em um cenário de instabilidade política e ambiental no Brasil, seu trabalho é mais importante do que nunca.

Patricia e sua equipe já desenvolveram:

– O maior e mais abrangente conjunto de dados sobre as antas do mundo, com base no monitoramento de longo prazo usando telemetria GPS e armadilhas fotográficas.

– Um Plano de Ação Nacional para a Conservação da Anta no Brasil.

– Contribuição para a designação da Estação Ecológica do Mico-leão-preto – um local protegido com 7.000 ha e lar de antas, onças-pintadas e micos-leões-pretos.

– Trabalhos com as partes interessadas para evitar a morte de animais selvagens devido a colisões de veículos e para as mudanças nas práticas agrícolas que reduzem o uso de pesticidas no Cerrado.

– Atividades educacionais e de divulgação, chamando a atenção para antas em uma nação onde poucos ouviram falar desses animais raros.

– Treinamento para um quadro de líderes de conservação brasileiros, construindo capacidade vital no país para conservação futura.

Patricia Medici também é co-fundadora da ONG brasileira IPÊ, criada há 26 anos, para conservar a fauna ameaçada no Brasil.

Assista ao vídeo de agradecimento pelo prêmio:

Com informações via Whitley Award

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog