/

Povos Indígenas se mobilizam em defesa do Cerrado

3 minutos de leitura
Foto: Aline Cristina Soterroni

Texto originalmente publicado em: 23/11/06

Com o objetivo de mobilizar e articular politicamente as lideranças e representantes dos povos indígenas moradores do Cerrado, para a defesa de direitos e interesses comuns acontecerá, em Brasília-DF, o seminário Nossa Terra, Nossa Casa: por uma mobilização dos povos indígenas do Cerrado.

Organizado pelas associações indígenas Wyty Catë e Warã, do Maranhão e do Mato Grosso respectivamente, o encontro reunirá 45 lideranças e representantes de vários povos indígenas na discussão de uma pauta política e no planejamento de amplo processo de mobilização indígena em prol da qualidade de vida das populações indígenas e da conservação do Cerrado.

Com o contínuo avanço das frentes agropecuárias sobre o Cerrado, as Terras Indígenas passaram a constituir verdadeiras ilhas de biodiversidade, constantemente ameaçadas pelo desmatamento de seu entorno e pela contaminação e destruição das cabeceiras dos rios. A degradação ambiental resultante dessas interferências ameaça a base de sobrevivência material e simbólica dos povos indígenas, resultando em grande perda na diversidade biológica deste bioma e, também, prejuízos culturais aos povos que com ele interagem.

O encontro, que acontece no período de 24 a 26 deste mês em Brasília-DF, terá em sua abertura a II Corrida de Toras na Esplanada dos Ministérios, no dia 23 de novembro, a partir das 9h, indo do Bloco A em direção ao Congresso Nacional.

A Corrida de Toras é um rito tradicional e um esporte de índios Macro-Jê. Consiste na disputa entre dois partidos que correm revezando toras de buriti, que pesam entre 100kg a 120kg. A I Corrida de Toras em Brasília aconteceu em 2004, por ocasião do Grito do Cerrado, mobilização social que visou sensibilizar a opinião pública e os governantes para os problemas do desmatamento no Cerrado brasileiro.

O seminário Nossa Terra, Nossa Casa integra a programação do V Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, promovido pela Rede Cerrado, numa aliança estratégica para dar visibilidade às questões socioambientais relativas a este bioma.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog