Projetos desenvolvidos pela ECOA participam da Maratona de Negócios Sociais, em Campo Grande

4 minutos de leitura

Começou nesta quarta-feira (07), em Campo Grande, a Maratona de Negócios Sociais promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS), com o objetivo de apoiar e contribuir com pequenos empreendedores sociais que tenham ideias ou projetos com iniciativas financeiramente sustentáveis e que transformem realidades, além de fomentarem o desenvolvimento econômico local e nacional.

A Ecoa – Ecologia e Ação participa da ação através dos projetos Moradias Adaptadas e da Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal, que assiste a Associação dos Moradores da Comunidade de Maria Coelho e o Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (Ceppec), ambos dedicados à coleta, processamento e venda de frutos nativos como a bocaiuva e barú. A Associação das Mulheres Artesãs da Barra do São Lourenço – Renascer – que produz acessórios e artesanatos com as fibras de aguapé, apoiada pela organização, também participa do evento.

maratona-negocios-sociaisForam diversas inscrições durante o mês de setembro, por meio de edital, e apenas 30 projetos foram selecionados para segunda fase. Nos próximos dias, os participantes são submetidos a um programa de capacitação, consultoria com especialistas e mentoria com empreendedores sociais que já possuem experiência na área. Para o diretor presidente da Ecoa, André Luiz Siqueira, a iniciativa do Sebrae contribui para que grupos extrativistas e assentados rurais que desenvolvem atividades empreendedoras tenham mais possibilidades e melhores condições em suas próprias comunidades.

“Oportunidades como esta são raras e as dificuldades que os grupos enfrentam para terem sucesso no desenvolvimento de seus negócios e atividades sociais são inúmeras. A Maratona Social, contribui para melhoria do nível organizacional dos pequenos negócios e proporciona uma grande evolução, trazendo a mentalidade e o comportamento empreendedor que são fundamentais para consolidação das atividades econômicas em regiões isoladas no Pantanal e Cerrado”, afirma André.

É importante ressaltar que apenas vinte projetos seguirão para a terceira fase que consiste na apresentação da ideia a uma banca avaliadora, sendo que os dois primeiros colocados ganharão uma visita técnica à estação experimental da Embrapa Pantanal – Fazenda Nhumirim -, localizada no Pantanal da Nhecolândia.

Para os melhores projetos avaliados, serão oferecidos cursos de empreendedorismo e gestão de negócios, consultoria para implementação dos negócios, nas áreas de marketing, vendas, finanças, operações, recursos humanos e entre outras, entrada nas fases finais de programas de incubação, aceleração e mentoria de parceiros, além de outros prêmios que serão anunciados durante a Maratona de Negócios Sociais.

No dia 10 outubro, na sede do Sebrae/MS, a partir das 11h30, ocorrerá a cerimônia de premiação durante a comemoração da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, na capital.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog