///

Rede Pantanal apoia organizações da Amazônia contra Hidrelétricas em São Benedito

2 minutos de leitura
Imagem de capa: Carlos Alberto Coutinho/ TG

A Rede Pantanal assinou uma Carta ao governador do Pará, Helder Barbalho, em conjunto com outras 19 organizações da sociedade civil, se posicionando contra a instalação de empreendimentos hidrelétricos na Bacia do São Benedito. A Carta solicita a “revisão urgente da escolha do São Benedito como piloto para a atuação prevista da SEMAS junto a Agência de Energia”.

A Carta também critica a criação de uma Unidade de Conservação denominada “Reserva de Pesca”, categoria a qual não existe no arcabouço jurídico do Estado do Pará. Também é feita uma crítica sobre a implementação de uma Área de Proteção Ambiental na região, uma vez que essa categoria não protegeria a bacia das suas maiores ameaças, que são o desmatamento e a implantação de hidrelétricas.

Além disso, conservar apenas a faixa ao redor do leito do rio seria considerado insuficiente, uma vez que “a conservação do rio – e da pesca – depende da conservação da sua bacia hidrográfica”. A Carta chama atenção para todos os que serão prejudicados com a falta de proteção e consequentemente, com as possíveis alterações no ambiente, como os empreendedores dos lodges e do ecoturismo, de pesca à observação de aves.

Segundo a Carta, ações  praticadas pelo governo na bacia “não se alinham com os compromissos globais e do Estado para conservação da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atingimento dos objetivos de desenvolvimento da agenda 2030”.

Este é mais um exemplo da importância de as organizações da sociedade civil atuarem em redes, trocando informações frente às ameaças que são comuns a todos os biomas, se articulando, conectando e impulsionando o alcance das ações.

Leia a carta completa aqui.

Imagem de capa: Carlos Alberto Coutinho/ TG

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog