Por Vanessa Amin
Até o dia 5 de outubro, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza a terceira edição do Simpósio de Frutos Nativos e Exóticos (Sinatex). O evento deve contar com a participação de acadêmicos e professores dos cursos de graduação em Tecnologia de Alimentos, Nutrição, Farmácia, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, além de estudantes dos programas de pós-graduação da UFMS e de outras instituições de ensino superior, bem como profissionais, produtores e empresários do ramo alimentício.
O evento de abertura será realizado nesta terça-feira (1º), no auditório Professor Inardi Adami da unidade de Bioquímica Clínica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), a partir das 19h. Após a cerimônia, o diretor de Assuntos Regulatórios e Científicos da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, Alexandre Novachi ministra palestra sobre “Tecnologias disruptivas na área de alimentos”. Em seguida, a pesquisadora da Unicamp, Glaucia Maria Pastore, fala sobre “Frutos nativos e exóticos”.
Segundo os organizadores, o Simpósio nasceu da necessidade de valorização e conservação do Cerrado, do Pantanal e sua cultura. O uso de plantas nativas ou exóticas, consideradas não convencionais, pode viabilizar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e de pequenas comunidades rurais. Já o aproveitamento e o incentivo a formas adequadas de armazenamento, processamento e comercialização agregam valor ao produto e estimulam o consumo de alimentos regionais.
“Em virtude de vários fatores, como as mudanças no contexto sócio-ambiental e econômico, muitas comunidades vêm abandonando o uso de espécies tradicionais. A diversificação de novas fontes de renda a partir destas pode gerar desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos moradores, respeitando a cultura local”, comenta a professora da Facfan, Priscila Siroma. De acordo com ela, a inclusão de itens alimentares oriundos da flora de Mato Grosso do Sul figura como uma oportunidade potencial de negócio, de forma a oferecer produtos que ampliem a segurança alimentar, associado à produção da agricultura familiar. “O turismo culinário figura como uma tendência, de forma a oferecer produtos com características peculiares e cardápios regionais que são atrativos turísticos. O ramo da gastronomia, associado a produtos da sociobiodiversidade, apresenta grande potencial de expansão”, pontua.
Durante o evento, serão compartilhadas diversas informações científicas sobre a flora local, novos produtos potenciais para o mercado e estratégias de uso e conservação de produtos alimentícios que se constituem em inovação científica de grande importância para a busca de sustentabilidade no uso de frutos nativos ou exóticos. Paralelamente ao 3ª Sinatex, acontecem ainda a Semana de Engenharia de Alimentos (Sealim 1.0) e o quinto Encontro de Tecnologia em Alimentos (Enata). No decorrer da semana, serão realizadas palestas, minicursos e oficinas, rodas de conversas e debates.
Atrações culturais e feira – Além da programação científica e dos minicursos e oficinas, o Sinatex contará com apresentações culturais nos intervalos das atividades. Na abertura, Heider Barbosa fará um show de música de raiz. Durante o coquetel, com frutos do Cerrado e do Pantanal, haverá apresentação de piano.
Nesta quarta-feira (2), o grupo M’Boralah, do professor do Instituto de Biociências, Paulo Robson, realiza apresentação musical das 18h às 18h40, na área externa da unidade de Bioquímica Clínica da Facfan. No dia 3, será a vez do Matheus Loubet, que representou MS no The Voice Kids. Ele se apresenta às 18h no mesmo local. Encerrando o evento, o grupo de dança Movimento de Rua, faz uma performance no auditório, às 22h.
Nos dias 2 e 3, será realizada uma feira agroecológica com produtos de diversas comunidades e empresas para incentivar produção, das 13h às 19h, também na área externa da unidade de Bioquímica Clínica. Participam da feira: Café Caramelo, Bellamoni Sorvetes, Associação de Mulheres Rurais (AMREST), Mel Serra da Bodoquena, Floressencias Pantanal e Cerrado, PH Cosméticos, Kombucha, Assentamento Santa Lúcia, Bar Velfarre, Picolé Frutos do Mato, Angí Chocolates, Sabor da Terra, Pérola da Roça, Delícias da Meri, Central de Comercialização da Economia Solidária, Aldeia La Lima, Núcleo Servir a Vida, Aldeia Brejão, Carpoteca UFMS, Incubadora Tecnológica de Cooperativas da UFMS.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sinatex.ufms@gmail.com ou acessando o site do evento, onde também é possível visualizar a programação completa.