//

Aumento no nível do rio Paraguai traz esperança de cheia no Pantanal. Confira vídeo:

2 minutos de leitura
Créditos: Daniel Kantek / Estação Ecológica Taiamã

Um vídeo gravado na Estação Ecológica de Taiamã em fevereiro deste ano traz uma excelente notícia: após a seca extrema dos últimos anos, aumento no nível do rio Paraguai traz esperança de cheia. A Estação Ecológica de Taiamã está localizada no município de Cáceres (MT). Na porção do Pantanal mostrada, o canal principal do rio Paraguai transborda e alaga grandes planícies durante o período chuvoso. Felizmente, em 2022, a região está com o nível das águas mais altos que em anos anteriores, onde houve períodos de extrema seca.

Confira o vídeo:

Taiamã

A Estação Ecológica de Taiamã é uma unidade de proteção integral federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que tem como objetivo preservar e conservar, para fins científicos e educacionais, uma importante parcela do bioma Pantanal.

O Pantanal, uma das maiores extensões de áreas alagadas do mundo, situa-se na planície da Bacia do Alto Paraguai, a qual uma área total de quase 600.000 Km², dos quais 363.000 Km² localizadas em território brasileiro. É uma área de alta diversidade biológica, revestindo-se de grande importância para a conservação. O Pantanal foi declarado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988, Reserva da Biosfera Mundial e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog