A prevenção e o combate aos incêndios é uma das principais agendas da Ecoa no Pantanal e no Cerrado, e dentre suas estratégias, está a formação de brigadas voluntárias. São quase 20 anos de atuação nesta área totalizando mais de 50 brigadas organizadas, trabalhando em conjunto com a WWF-Brasil e o Prevfogo/Ibama. Em função dessa larga experiência, a Ecoa foi convidada a participar dos workshops que visam a Estruturação da Estratégia Federal do Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, evento que já está na sua terceira edição, reunindo governo, sociedade civil e representações dos voluntários.
Realizado em Brasília, entre os dias 7 e 9 de novembro, esse último encontro avançou na construção do documento que norteará as estratégias para o voluntariado no Manejo Integrado do Fogo (MIF) nos próximos anos. André Luiz Siqueira, diretor de Programas e Projetos da Ecoa, que esteve presente no workshop, explica sobre a importância desse documento:
“precisamos de uma política pública que ajude a reconhecer e valorizar o voluntariado, um trabalho muito importante no Brasil, cultural, inclusive, em algumas regiões onde se têm deslizamento, inundações e resgate de animais. Aqui no Pantanal esse voluntariado está atuando no combate ao fogo e se tornaram um orgulho não somente dentro de suas comunidades, como também para todos nós que temos acompanhado a tragédia dos incêndios na região pantaneira”.
Voluntários das brigadas da Área de Proteção Ambiental Baía Negra (localizada no Pantanal, no município de Ladário, MS) e da aldeia terena Mãe Terra (Terra Indígena Cachoeirinha, Miranda, MS), ambas formadas pela Ecoa, também estiveram no evento trocando experiências e debatendo sobre os desafios das ações de voluntariado no MIF.
O Workshop para a Estruturação da Estratégia Federal do Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo é realizado pelo Instituto IPÊ em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.