Votação de projeto sobre plantio de cana surpreende ambientalista

2 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 02/12/09

O Fórum de Defesa do Pantanal, formado por entidades de defesa do meio ambiente, vai se mobilizar contra a aprovação do projeto de lei que permite o plantio e a instalação de usinas na BAP (Bacia do Alto Paraguai). Além de considerar insuficiente o levantamento realizado pelo Estado, as organizações não-governamentais se sentiram enganadas pelo Governo estadual. 

De acordo com o secretário-executivo do fórum e membro do Instituto SOS Pantanal, Alessandro Menezes, o governador André Puccinelli (PMDB) tinha assumido o compromisso de debater a proposta antes de aprova-la na Assembléia. No entanto, após duas reuniões, os integrantes do grupo foram surpreendidos com o avanço da proposta no legislativo estadual.

“O governador tinha assumido o compromisso de não votar antes de concluir o debate com a sociedade”, destacou o dirigente. Ele disse que o estudo do ZEE/MS (Zoneamento Ecológico Econômico) não é suficiente para definir se a instalação de usina pode ser feita na região da BAP.

As entidades querem a realização de outro estudo e mais específico para a região do Pantanal, que definirá quantas usinas e em quais regiões poderiam ser instaladas. “O estudo não é suficiente”, afirmou Menezes.

Ele ainda lamentou que o Governo tenha informado que a proposta só liberava o plantio de cana-de-açúcar na BAP. O ponto mais polêmico, que permite a implantação de indústrias de açúcar e álcool, não foi divulgado e chegou a ser negado por Puccinelli.

Além de mobilizar contra a aprovação da proposta, o Fórum de Defesa do Pantanal pensa em dar um “prêmio simbólico”, como troféu motosserra, ao governador em decorrência da proposta para instalar usinas na Zona do Alto Taquari e na Depressão do Miranda.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog