//////

Energia solar tem capacidade energética instalada superior à petróleo, carvão e nuclear

2 minutos de leitura

Capacidade energética: Os dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostram que a capacidade instalada de usinas de energia solar fotovoltaica no Brasil ultrapassou a marca de 2 mil megawatts (MW), além de apresentar capacidade superior à das usinas nucleares do país. O levantamento também informa que a energia solar apresentou 2.056 MW de potência instalada, que equivale a 1,2% de todo o parque gerador brasileiro.

Fonte: ANEEL/ABSOLAR, 2019. Última atualização 07/03/2019.
Fonte: ANEEL/ABSOLAR, 2019. Última atualização 07/03/2019.

Sétima maior potência energética: Outra novidade apresentada pela Absolar é a nova colocação da energia solar no ranking de Matriz Elétrica Brasileira. A energia fotovoltaica passou a ser a sétima maior fonte de energia elétrica do país, na frente do carvão (3.252 MW) e petróleo (8.867 MW). A principal fonte da matriz elétrica brasileira é a hidrelétrica (104.343 MW), seguida pela biomassa (14.768 MW), eólica (14.738 MW) e gás natural (13.369 MW).

Potencial promissor: Segundo o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, o Brasil possui atualmente 73 projetos de geração centralizada solar fotovoltaica em operação. Além disso, a energia fotovoltaica apresenta inúmeros benefícios para o país. O Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, pontua que esta fonte de energia contribui na redução de gastos, geração de empregos, atração de novos investimentos privados, redução de perdas elétricas na rede nacional, além de contribuir com a redução de impactos ao meio ambiente.

Com informações da Absolar.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog