//

6ª edição da Campanha Queimada Mata!

3 minutos de leitura

A sexta edição da campanha de prevenção Queimada Mata – Campanha em Defesa da Vida será lançada oficialmente no próximo sábado, 28 de junho, na Afonso Pena, entre as ruas 13 de Maio e 14 de Julho, às 9 horas da manhã, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Neste ano, a campanha volta ás ruas em um movimento contra as queimadas e a favor da informação e da saúde. Além das dicas que sempre são reforçadas, a campanha Queimada Mata fará novos alertas sobre os incêndios em unidades de conservação e os prejuízos ambientais da queima dos canaviais.

Outro diferencial da campanha é que nesta edição ela começa mais cedo, antes do período de estiagem, para alertar a população com a finalidade de que todos não passem pelos problemas dos anos anteriores: baixa umidade do ar e poluição. Além da abordagem e distribuição de material informativo a campanha vem com outro canal de informação o hotsite Queimada Mata (www.ecoa.org.br/queimadamata).

No hotsite estão disponíveis informações sobre combate e prevenção de queimadas, incêndios florestais, queimada controlada, artigos, spots para rádios, fotos e outros dados interessantes.

A população deve ser informada que o pequeno fogo produzido para queimar folhas secas ou limpar terrenos e quintais prejudica a saúde de todos, principalmente, de crianças e idosos. Os números alertam para as queimas desnecessárias no período de estiagem. No mês de setembro de 2007 foram detectados 1.554 focos de calor por satélite, sendo que o total do ano foi de 2.577, ou seja, mais que a metade dos registros ocorreu apenas em um mês.

A queimada indiscriminada causa prejuízos ambientais, sociais e econômicos, pois fecha aeroportos, sobrecarrega o sistema de saúde, queima cercas e pastagens e até mesmo o desligamento de energia elétrica.

A campanha Queimada Mata é uma realização da Ecoa e Rede Pantanal, SEMADES – Prefeitura Municipal de Campo Grande. Este ano tem como parceiros IBAMA – Corpo de Bombeiros Militar – CIPTRAN – CIMATRAN – Fórum do Meio Ambiente de MS – Polícia Militar Ambiental – AGETRAN – FUCONAMES – IMASUL. Apoio cultural: Fundação Manoel de Barros – Rádio 103.7 FM

Mais saúde, menos queimada! Fogos em terrenos baldios, na área urbana ou rural sem autorização é crime!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog