//

Queimada Mata em Porto Murtinho conscientizou participantes

3 minutos de leitura

A oficina temática “Queimada Mata” aconteceu a partir das 8 horas, dos dias 15 e 16 de setembro, no Colégio Nacional Capitão Marcial Ramirez, no Paraguay. O publico que compareceu era formado por professores, alunos e representantes da comunidade Carmelo Peralta, também localizado no Paraguai. Aproximadamente 90 pessoas tiveram acesso à oficina.

Além dos participantes das organizações membros da Rede Pantanal, houve a participação da Associação de Pescadores Profissionais Autêntico de Carmelo Peralta, da  Policia Nacional Sub Oficial, representante do Legislativo de Carmelo Peralta, entre outros.

No início da oficina, a professora Maria Fátima Samaniego apresentou ao público o Estatuto, Missão institucional e atuais representantes da organização não governamental Eco-Chaco do Paraguai, a finalidade deste momento foi para que o público conheça mais a entidade e que tivesse consciência da missão dela no país. Samaniego explicou o que é solo, ressaltando a importância dele, além de destacar o impacto dos incêndios no meio ambiente.

“Qué es el suelo? Es el soporte ecológico sobre el que se desarrolla la vida. (…) Degradación del suelo, deforestación, desertificación, la desertificación amenaza la diversidad biológica y los incendio, (qué) impactan fuertemente en los sistemas ecológicos, modelan el paisaje a distintas escalas y provocando cambios definitivos e irreversibles en los sistemas naturales y sociales, siendo uno de los problemas ambientales más importantes y extendidos del gran Chaco.”

Após explanação da professora Samaniego, a outra professora, Clemência Donatti, apresentou os objetivos da Rede Pantanal, bem como seus membros atuais que atuam na região. Donatti disse também como a maioria dos incêndios e queimadas acontece, suas conseqüências, os crimes ambientais no Brasil e suas penalidades relacionando à queimada nas cidades e na área rural.

O público mostrou indignação das pessoas que fumam e jogam os cigarros no chão, muitos alertavam que estas pessoas causam danos irreversíveis ao meio ambiente e a saúde. Este momento da oficina foi muito rico de debates, no qual os participantes tiraram suas dúvidas e opinaram sobre a problemática.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog