//

Anta tem quatro patas queimadas em incêndio florestal no MS

2 minutos de leitura

Após ser resgatada, anta passa por tratamento. Foto: Rachid Waqued

Uma anta chegou ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande (MS), na quarta-feira (3), com as quatro patas queimadas. O animal, de 150 quilos, foi encontrado por peões na região de Miranda, em uma vala localizada no meio de uma queimada.

O biólogo do Cras Elson Borges dos Santos acompanhou o resgate e acredita que a anta ainda é muito jovem. Ele estava na região fazendo a soltura de animais reabilitados. A anta foi atendida e medicada na quinta-feira (4) no Cras. “Ela teve as quatro patas queimadas, perdeu todas as unhas e está desidratada. Foi muito triste encontrá-la nessa situação. Todo o local estava destruído”, contou Santos.

A anta não consegue ficar em pé e a expectativa é que o tratamento dure cerca de três meses. “Embora esteja queimada, ela tem força. Precisa comer e beber para melhorar. Até agora, ela está à base de soro”, explicou o biólogo.

Para a anta ficar mais confortável, será construída no viveiro uma cobertura com folhas. Caso consiga melhorar, ela vai voltar para a fazenda onde foi encontrada. De acordo com informações do CRAS, 318 animais foram vítimas das queimadas só no mês de setembro.

A prevenção permanente é a melhor maneira de evitar os danos causados pelos incêndios florestais. O período de maior perigo de ocorrência de queimadas é de julho a outubro, quando a vegetação fica seca em função das geadas e ao período de estiagem.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog