/

Rede Pantanal e o Parque da Serra da Bodoquena

2 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 04/02/10

A Rede Pantanal vem a público se pronunciar em defesa à continuidade das ações de implementação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

No mês de novembro de 2009 o Parque Nacional seria contemplado com a criação de seu Conselho Consultivo que teria a competência de finalizar e implantar o Plano de Manejo da Unidade de Conservação, porém o planejamento foi interrompido devido a um processo movido pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do MS) junto à Justiça Federal.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado no ano 2000, é a única Unidade de Conservação de Proteção Integral Federal de Mato Grosso do Sul. Sua área de cerca de 76.500 hectares abrange os municípios Bodoquena, Bonito, Porto Murtinho e Jardim. O Parque protege a maior área contínua de Mata Atlântica no Estado.

A atual situação do Parque foi um dos temas discutidos durante o IV Encontro da Rede Pantanal que reuniu mais de 40 organizações, em dezembro, na cidade de Campo Grande. A Carta Pública foi encaminhada às autoridades competentes ao assunto.

Rede Pantanal
É integrada por organizações não-governamentais, movimentos sociais e religiosos, populações tradicionais, povos indígenas, entre outros. A Rede Pantanal está comprometida em promover e apoiar as ações locais desenvolvidas por seus membros em defesa da vida e da cultura pantaneira. A atuação da Rede abrange toda a região do Pantanal no território brasileiro e inclui membros do Paraguai e Bolívia.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)