O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, no dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente, deu parecer favorável à manutenção do território do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Com essa decisão, o território do parque será mantido até o final do processo.
O Parque corre o risco de ser extinto devido a uma ação judicial movida por um pequeno grupo de antigos proprietários de terra da região, que solicitava que o decreto de criação da unidade de conservação fosse revogado.
A Ecoa, por meio do projeto transfronteiriço ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), o WWF-Brasil e Fundação Neotrópica acompanham o processo de perto com a produção de notas técnicas, campanhas e apoio jurídico.
Um trabalho conjunto a equipe do Parque, a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – PFE/ICMBio, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Rede Nacional Pró Unidades de Conservação (Coalizão Pró UC), na qual fazem parte as ONGs, e também outros setores do ICMBio e as pessoas que assinaram a petição e se manifestaram nas redes sociais.
A campanha ainda continua. Você também pode assinar a petição #NemUmPorcentoAMenos em defesa do PARNA da Serra da Bodoquena.
Foto de capa: Francilene Oliveira