Ecoa coordena plantio de 6 mil mudas em Nioaque e Miranda (Mato Grosso do Sul)

1 min de leitura

A Ecoa, com apoio e financiamento do projeto Eccos, coordenou, à distância, uma ação de plantio de 6 mil mudas nativas do Cerrado e do Pantanal, nos municípios de Nioaque e Miranda (Mato Grosso do Sul).

O projeto de recuperação de áreas degradadas teve início em 2016, quando 15 áreas degradadas foram cercadas. Desde então, as áreas vêm sendo monitoradas por moradores locais através da ferramenta “Sapelli” e da abordagem do Ciência Cidadã, um aplicativo de celular que permite que qualquer pessoa colabore no mapeamento e monitoramento dos recursos naturais.

O plantio das mudas aconteceu de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021. Elas foram plantadas em um total de 5 hectares. As áreas escolhidas são áreas com histórico de degradação (especialmente decorrente da atividade da pecuária) e são áreas estratégicas pela presença de nascentes.

Para estar de acordo com as recomendações de segurança da Organização Mundial da Saúde frente à pandemia do novo coronavírus, a Ecoa optou por coordenar o projeto à distância e, para isso, contou com a parceria fundamental dos moradores dos assentamentos.

As 6 mil mudas foram devidamente plantadas. A maioria delas conseguiu se estabelecer no solo e, dessa forma, contribuir para o restabelecimento das características da vegetação próximas às originais antes das perturbações das atividades humanas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)