O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou este ano um Plano para Consulta Pública das suas ações no âmbito de sua estratégia institucional. O objetivo desse plano é receber opiniões e contribuições das partes interessadas, oralmente ou por escrito, visando aumentar a qualidade do documento de estratégia. O documento também tem como intuito enriquecer o Banco com a compreensão das perspectivas, percepções e prioridades de implementação dos três principais atores/stakeholders do desenvolvimento: governos, setor privado e sociedade civil.
Com relação à sociedade civil, serão convidadas organizações que trabalham em um ou mais países da América Latina e do Caribe, de forma local, regional e internacionalmente.
Serão convidados conselhos, fundações, organizações de povos indígenas, afrodescendentes, comunidades de camponeses, grupos de mulheres, pessoas LGBTQ+, grupos vulneráveis, organizações não-governamentais, empresas sociais, organizações religiosas, dentre outras.
Essa consulta será feita por país, em duas fases. A primeira será realizada de forma híbrida, virtual e presencial, com cerca de 50 a 70 pessoas por reunião. Já a segunda será fechada, para incluir os inputs que faltaram após a fase 1. Os critérios, metodologias e língua do evento serão definidos de acordo com cada país.