- Os níveis do rio Paraguai desde 1900 organizados para facilitar as pesquisas.
A famosa “Régua de Ladário”, localizada em Ladário (MS), é uma das principais medidas do nível do rio Paraguai, sendo um dos instrumentos mais importantes para monitorar o comportamento das águas do Pantanal, principalmente de sua parte centro-norte.
Com registros desde 1900, ela reúne uma das séries históricas mais longas de um rio no Brasil, sendo referência para os que querem entender a dinâmica das águas na planície pantaneira. Fernanda Cano e Alcides Faria, da Ecoa, trabalham sistematicamente na busca de dados e informações sobre essa dinâmica. O objetivo é a construção de cenários relacionados a eventos climáticos extremos e seus efeitos em cada sub-bacia.
Uma das áreas investigadas foi a das possíveis relações entre a temperatura das águas do oceano Pacífico (fenômenos La Niña e El Niño) e eventos climáticos no Pantanal, tomando por base dados do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) dos Estados Unidos. Para facilitar o trabalho, Cano decidiu organizar os dados da Hidroweb da ANA (Agência Nacional de Águas) para facilitar as necessárias análises, resultado que agora tornamos público.
Os dados abaixo são referentes ao primeiro dia de cada mês. Em vermelho estão destacados os números menores e em azul, os maiores.