O diretor científico da Ecoa, André Valle Nunes, foi selecionado como um dos egressos de destaque referente aos anos de 2015 a 2019 do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os cursos de mestrado e doutorado do programa possuem conceito 6 (de 7) na avaliação Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação.
O reconhecimento está relacionado ao alto nível de produção científica, publicação em periódicos de alto impacto e pela coordenação da Paisagem Modelo Pantanal, uma plataforma de governança internacional que integra diversos atores em busca da conservação e desenvolvimento sustentável do bioma.
Em sua tese de doutorado, intitulada “Socioecology of subsistence hunting in traditional populations of Southwest Amazon” ou “Socioecologia da caça de subsistência em populações tradicionais do sudoeste da Amazônia”.
“O objetivo foi compreender como fatores socioeconômicos e ecológicos influenciam a prática da caça de subsistência entre populações tradicionais de uma reserva extrativista no sudoeste da Amazônia”, explicou Nunes. Esse tipo de investigação é fundamental para subsidiar propostas de modelos de gestão em unidades de conservação.