/

Florestas Modelo do Brasil se articulam em rede

2 minutos de leitura
O Presidente da Rede Internacional de Bosques Modelos assinando o documento de Fundação da RBFM

A criação da Rede Brasileira de Florestas Modelo foi oficializada durante a 31ª Reunião da Rede Latinoamericana de Bosques Modelo (RLABM) que aconteceu na Colômbia entre os dias 21 e 25 de novembro. Na ocasião, foram aprovados o regimento interno e ata de fundação.

A rede será composta por seis territórios: Amazônia Tapajós (AM); Mata Atlântica de Minas Gerais ( MG); Pantanal (MS); Caçador (SC); Hileia Baiana (ES e BA) e Sertão Veredas Peruaçu (MG). O intuito da formação da rede é promover melhor articulação e fortalecer as Florestas Modelo do Brasil. 

Os Bosques Modelo são processos sociais, inclusivos e participativos que procuram o desenvolvimento sustentável de um território. Também é possível defini-los como uma plataforma de governança que busca integrar diversos atores na solução de conflitos e criação de sinergias positivas. O conceito surgiu no Canadá, na década de 1990, para melhor manejo florestal da região. Hoje existem 60 Bosques Modelo espalhados em 35 países. A Ecoa atua na Paisagem Modelo Pantanal, sendo que a organização liderou processo de criação da mesma.

Leia também: Ecoa lidera processo de criação do primeiro Bosque Modelo no Pantanal

André Luiz Siqueira, diretor presidente da Ecoa, esteve no evento onde a rede foi oficializada e explica que sua criação é de suma importância “O que se faz no Brasil afeta a América Latina e o mundo como um todo. Aqui temos as mais diversas políticas, atores e paisagens, sem falar que é o país com mais bosques modelo na América Latina”. 

Entre as primeiras ações da rede, estão a elaboração de carta que será entregue para o novo governo, onde a rede será apresentada, assim como ações a serem canalizadas. Além disso, também está nos planos da rede o primeiro encontro nacional, que será realizado em março do ano que vem.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog