/

Florestas Modelo do Brasil se articulam em rede

2 minutos de leitura
O Presidente da Rede Internacional de Bosques Modelos assinando o documento de Fundação da RBFM

A criação da Rede Brasileira de Florestas Modelo foi oficializada durante a 31ª Reunião da Rede Latinoamericana de Bosques Modelo (RLABM) que aconteceu na Colômbia entre os dias 21 e 25 de novembro. Na ocasião, foram aprovados o regimento interno e ata de fundação.

A rede será composta por seis territórios: Amazônia Tapajós (AM); Mata Atlântica de Minas Gerais ( MG); Pantanal (MS); Caçador (SC); Hileia Baiana (ES e BA) e Sertão Veredas Peruaçu (MG). O intuito da formação da rede é promover melhor articulação e fortalecer as Florestas Modelo do Brasil. 

Os Bosques Modelo são processos sociais, inclusivos e participativos que procuram o desenvolvimento sustentável de um território. Também é possível defini-los como uma plataforma de governança que busca integrar diversos atores na solução de conflitos e criação de sinergias positivas. O conceito surgiu no Canadá, na década de 1990, para melhor manejo florestal da região. Hoje existem 60 Bosques Modelo espalhados em 35 países. A Ecoa atua na Paisagem Modelo Pantanal, sendo que a organização liderou processo de criação da mesma.

Leia também: Ecoa lidera processo de criação do primeiro Bosque Modelo no Pantanal

André Luiz Siqueira, diretor presidente da Ecoa, esteve no evento onde a rede foi oficializada e explica que sua criação é de suma importância “O que se faz no Brasil afeta a América Latina e o mundo como um todo. Aqui temos as mais diversas políticas, atores e paisagens, sem falar que é o país com mais bosques modelo na América Latina”. 

Entre as primeiras ações da rede, estão a elaboração de carta que será entregue para o novo governo, onde a rede será apresentada, assim como ações a serem canalizadas. Além disso, também está nos planos da rede o primeiro encontro nacional, que será realizado em março do ano que vem.

 

Alíria Aristides

Jornalista no núcleo de comunicação da Ecoa

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog