//

APA Baía Negra agora faz parte do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação

1 min de leitura
Shape da APA Baía Negra (Google Earth, 2019)

A Área de Preservação Ambiental (APA) Baía Negra, localizada no município de Ladário, MS, agora faz parte do Cadastro Nacional de Unidade de Conservação (CNUC). A validação do cadastro foi realizada no dia 13 de março, após uma articulação entre o Conselho Gestor da APA, do qual também participa a Ecoa, e a Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário.

Isto significa que a unidade integra um banco de dados, que disponibiliza informações sobre suas características físicas, biológicas, turísticas e administrativas, bem como de outras UCs geridas pelos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) e por gestões particulares.

Shape da APA Baía Negra (Google Earth, 2019)

A partir deste banco de dados, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) possibilita a divulgação das áreas naturais protegidas do Brasil. Além de dar visibilidade às UCS, possibilita à sociedade civil acompanhar os resultados das políticas públicas e outras iniciativas governamentais que visam proteger o patrimônio biológico nacional.

Por meio do sistema, também é possível saber as categorias de manejo das UCs, o estado e munícipio, o tipo de programa, a modalidade de proteção especial, o bioma e recorte (marinho ou terrestre).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)