//

Áreas protegidas no Pantanal: comunidade tradicional da Barra do São Lourenço na fronteira Brasil/Bolívia – Região de Corumbá-MS

2 minutos de leitura

Leia aqui o artigo “Áreas protegidas no Pantanal: comunidade tradicional da Barra do São Lourenço na fronteira Brasil/Bolívia – Região de Corumbá-MS”, escrito por André Luiz Siqueira, Aguinaldo Silva e Beatriz Lima de Paula Silva, publicado em 2018, na revista RA´EGA – O Espaço Geográfico em Análise, periódico mantido pelo Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná, com a ajuda de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e instituições.

Resumo: Desde a implantação dos primeiros modelos de Parques Nacionais importados ao Brasil na década de 1930, sob o olhar da “natureza selvagem”, conflitos ambientais e sociais se tornaram recorrentes em todo o país. Este trabalho demonstra por meio de revisão bibliográfica, trabalho de campo e observação participante que a Comunidade da Barra do São Lourenço, localizada na fronteira oeste do Pantanal, sofreu diferentes impactos negativos de ordem social, político e cultural com o processo de implantação de Unidades de Conservação. Destaca-se ausência de governança do estado, de gestão territorial desordenada, equívocos jurídicos e de técnicos em nome da proteção da biodiversidade no Pantanal. Por outro lado, a atuação de importantes instituições de defesa das populações tradicionais provocou o diálogo de forma participativa e democrática no reconhecimento e legitimidade da Comunidade, demonstrando um importante elemento para a conservação da biodiversidade do patrimônio cultural e histórico. Conclui-se que este trabalho apresentou os aspectos sociais, culturais, políticas e econômicas de ocupação e uso dos recursos naturais pela Comunidade da Barra do São Lourenço, o que demonstrou um diagnóstico da interação do território e também os conflitos existentes na região. Assim, essa pesquisa pode servir como referência para subsidiar políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Palavras-chave: Gestão territorial; conservação; conflitos; Pantanal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog