A rodada final de participação pública na Política de Acesso à Informação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estará aberta até 29 de fevereiro. Nesta etapa, é possível enviar comentários sobre a versão revisada da proposta.
A Política em questão é um instrumento de transparência do Banco, com objetivo de melhorar a prestação de contas e governança corporativa; e a consulta pública é a garantia de participação social.
No dia 10 de janeiro de 2024, o Diretório Executivo do BID aprovou a versão revisada, que contou com recomendações e comentário de organizações latino-americanas da sociedade civil que fazem incidência política junto ao Banco. No final do ano de 2022, as análises foram apresentadas durante o ciclo de primeira consulta pública por parte do BID, que durou 120 dias de discussões virtuais e presenciais abertas.
A Ecoa acompanhou e contribuiu com esse processo a partir do IDB Working Group, que é um grupo internacional de organizações da sociedade civil que monitora as ações do BID. Nos últimos anos, um dos pontos centrais de debate do grupo foi a solicitação de mais transparência nas ações, prestações de contas e ampliação dos diálogos com sociedade civil, visto que esse agora é um passo importante deste trabalho.
Acesso o documento e mais informações aqui.
Os comentários também podem ser direcionados ao e-mail consultapai@iadb.org e enviados em qualquer um dos quatro idiomas oficiais do BID: espanhol, francês, inglês ou português.