Banco de dados aponta espécies de anfíbios que correm risco de desaparecer

2 minutos de leitura
Foto: Jack Hamilton via Unsplash

Documentação de espécies ameaçadas – Atentos aos riscos de extinção dos anfíbios, um grupo de biólogos criou um projeto que tem o objetivo de buscar, documentar e estudar todas as espécies ameaçadas desse grupo. A iniciativa intitulada Documenting Threatened Species – DoTS (“Documentando Espécies Ameaçadas” em português), foi idealizada pelo biólogo Pedro Peloso, pesquisador colaborador do Museu Goeldi e professor da Universidade Federal do Pará, e envolve diversos cientistas e instituições brasileiras e estrangeiras.

Banco de Dados – De acordo com Pedro Veloso, o principal objetivo do projeto é a criação de uma base de dados com imagens de todas as espécies, além de reunir informações sobre o estado de preservação dos locais de ocorrência das espécies ameaçadas. O pesquisador explica que, para a maioria dessas espécies ameaçadas, não existem muitas imagens e a compreensão das ameaças é ainda insuficiente para a preservação das espécies.

Anfíbios em perigo – Os anfíbios (sapos, salamandras e cecílias) estão entre os animais mais ameaçados de extinção do mundo. Em escala global, as estimativas apontam um risco de desaparecimento de quatro em cada dez espécies de anfíbios. No Brasil, pelo menos 41 espécies estão ameaçadas, e uma já é considerada extinta. As razões para a maioria dessas extinções são a destruição do meio ambiente e a infecção por um fungo que vem dizimando populações de anfíbios em ambientes aparentemente preservados – o fungo quitrídio Batrachochytrium dendrobatidis (Bd).

Para ler a matéria completa do Museu Paraense Emílio Goeldi, acesse o link.

Foto de capa: Jack Hamilton.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog