Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Estratégia País

2 minutos de leitura
A sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington. Foto/divulgação: BID

No dia 31 de agosto, a presidenta Dilma Rousseff enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) para o período 2016-2019. O texto apresenta 4 eixos e 28 diretrizes estratégicas, nos quais são os “orientadores” de 54 programas temáticos.

Para a elaboração de sua Estratégia País, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) baseia-se em sua última construção geral e no PPA. Este é um processo que está em estruturação e para o qual foram abertas algumas discussões.

A Ecoa, como membro do Conselho Assessor do Banco para a Sociedade Civil (Consoc), participou da discussão através da elaboração de um documento que foi enviado ao Banco, constituído por 6 páginas, no qual destaca a necessidade de se ir além do PPA, tratando da grande crise ambiental que vive o país. Uma das consequências é a crise da água, pois considera que a “questão da degradação dos territórios produtores de água, causada principalmente pela pecuária extensiva, é um dos grandes problemas do país, na verdade o maior deles, pois a atividade ocupa cerca de 1/3 do território degradando os solos, gerando poucos postos de trabalho e com baixa produtividade – uma média de apenas 40 kg/ha/ano.

A presidenta Dilma anunciou em discurso na ONU que serão recuperados 12 milhões de hectares, uma novidade no seu governo, mas insuficiente”. Outra questão fundamental é a necessidade que investimentos sejam realizados em eficiência energética.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.