///

Podcast aborda efeito catastrófico do projeto da BR-319 – Destaques do GT Infra

5 minutos de leitura
Foto: DNIT

GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

 

BR-319 é “nova fronteira da devastação”, diz pesquisador, em podcast do G1

Em novo episódio do podcast O Assunto, a jornalista Renata Lo Prete conversa com o biólogo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Philip Fearnside. O pesquisador alerta para o efeito “catastrófico” que a obra da BR-139 terá sobre um dos últimos grandes maciços verdes da floresta. O projeto, abandonado por décadas por se mostrar inviável, tem recebido apoio do governo federal e agora recebeu a licença prévia do IBAMA para a pavimentação dos 400 km centrais do trajeto, que atravessam ou margeiam terras indígenas e áreas de conservação.

Desde 2008, um grupo de trabalho, que tem o IBAMA como um de seus membros, acompanha o andamento da obra e a licença prévia da BR-319 ignora as recomendações previstas em seu relatório final, como destacou o Observatório do Clima. O Observatório BR-319 manifestou, em nota, sua preocupação sobre a expedição da licença. Uma reportagem do O Eco também explorou o assunto.

 

Times mostra como as pistas ilegais incentivam a mineração em terras indígenas brasileiras

O Times identificou centenas de pistas de pouso que trazem operações criminosas de mineração para os cantos mais remotos da Amazônia e mostrou detalhes em reportagem ilustrada completa.

 

Miriam Leitão ressalta urgência de resgatar a agenda ambiental 
Na coluna “A urgente agenda ambiental perdida”, publicada no O Globo, Miriam Leitão destaca que o Brasil precisa resgatar a agenda ambiental para combater crimes e desmatamento na Amazônia. “Esta é uma hora decisiva para o Brasil e quem vai à Amazônia sente isso ao pisar naquele chão. Um novo governo que não seja a continuação do atual terá muito trabalho a fazer nessa agenda perdida ambiental e climática. Todo o cuidado é pouco neste fim de governo e fim de legislatura”, conclui a análise da jornalista.
Relatório da Repórter Brasil denuncia que máquinas pesadas estão sendo usadas para acelerar o desmatamento ilegal na Amazônia

Reportagem especial publicada no Repórter Brasil esta semana mostra detalhes de um novo relatório, que revela 157 ocasiões em que retroescavadeiras foram apreendidas pelo Ibama em áreas de mineração ilegal e mostra como os fabricantes de maquinário agrícola fecham os olhos para o uso criminoso de seus equipamentos. Você pode ler o texto completo aqui.

 

Assinaturas abertas: Posicionamento sobre anúncio da extinção do Parque Cristalino II

Estão abertas as assinaturas para carta organizada pelo Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT) repudiando tentativa de extinção do Parque Cristalino II e a perda de proteção ambiental desta área de tamanha relevância. “A decisão judicial transitou em julgado para o Estado de Mato Grosso sem nenhum recurso judicial interposto pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), o que demonstra uma inércia do Poder Público na defesa de suas áreas de preservação”, diz trecho do documento, que pode ser assinado no link. O GT Infra é umas das organizações que o subscrevem.

 

Participe: Investigação de corrupção em grandes obras é tema de debate neste sábado

O papel dos Tribunais de Contas no controle da infraestrutura e as fontes de informações e dados que os Tribunais de Contas disponibilizam e que podem ser utilizadas em apurações jornalísticas serão o foco de um debate que acontece neste sábado (6/8) durante o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. As inscrições podem ser feitas no link

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog