//

Oportunidades na Amazônia Legal – Destaques GT Infra

4 minutos de leitura
Foto: Dave Hoefler / Unsplash

GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

 

Novo estudo evidencia que problemas são oportunidades na Amazônia Legal

O desastroso processo de ocupação da Amazônia Legal oferece também as chaves para a construção de um futuro sustentável. É o que desvenda o estudo: O Paradoxo Amazônico, do projeto Amazônia 2030. Segundo os pesquisadores, a Amazônia Legal apresenta um grande paradoxo e, apesar da situação ser desafiadora, não é irremediável. “Cada um dos fatores que contribuíram para o atual cenário pode ser aproveitado para avançar em direção a um desenvolvimento regional mais eficiente e sustentável”, diz o trabalho. Esse olhar positivo foi destaque no O Globo.

 

Brasil foi o país que mais matou ativistas ambientais e líderes comunitários em dez anos

A Global Witness lançou nesta quarta (28) um relatório que afirma que o Brasil é o país mais letal da década para defensores da terra e do meio ambiente e concentrou 20% dos assassinatos desses ativistas na última década. Um terço das mortes ocorridas foram de indígenas e negros, e 85% dos assassinatos ocorreram na Amazônia, como destacou o O Globo. A Folha também repercutiu o assunto e lembrou ainda que a América Latina concentra 68% das mortes.

 

Agricultura e pecuária ganham metas científicas para reduzir emissões 

“A iniciativa Science Based Targets (SBTi), referência mundial na certificação dos planos net zero corporativos, acaba de divulgar a primeira metodologia padronizada para as atividades que dependem diretamente da terra, como agricultura e pecuária, responsáveis por 22% das emissões globais de gases de efeito estufa. O documento destaca que 80% do potencial de mitigação do carbono nesses setores depende do fim do desmatamento. O Capital Reset deu detalhes.

 

GT Infra em ação

Seminário:  Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia

O livro do professor Ricardo Abramovay, que apresenta uma nova visão sobre a infraestrutura na Amazônia, produzido sob encomenda para o GT Infraestrutura, foi tema de um seminário do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ na última quarta-feira. Além do autor, participaram: Joana Chiavari e Luiza Antonaccio, do CPI; e Carlos Eduardo Frickmann Young, do Instituto de Economia da UFRJ; com moderação de Ana Célia Castro, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. Quem perdeu, pode assistir no Youtube.
Artigo: Tecnologia na Amazônia pode impulsionar o desenvolvimento
Em novo artigo no Um Só Planeta, Alexandre Mansur, destaca como a telefonia móvel e internet rápida são fundamentais para dinamizar a economia da região amazônica, gerando empregos e renda para a população local, mas não só. Isso precisa estar no centro do debate eleitoral, como propõe a campanha Amazônia no Centro. O artigo cita o estudo que o professor Abramovay fez para o GT Infraestrutura. Vale a leitura!

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog