/

Brigadistas salvam escola em Paraguai Mirim (MS)

2 minutos de leitura

Brigada Pantanal do Prevfogo/Ibama se arrisca para salvar escola pública das chamas que se aproximam. A ação heróica de brigadistas aconteceu ontem (21), na comunidade de Paraguai Mirim, a montante de Corumbá (MS), nas margens do rio Paraguai. Corpo de Bombeiros e Brigadas estão lutando na linha de frente para impedir os incêndios que se alastram na região.

Confira o vídeo do momento em que o incêndio se aproximavam da escola:

 

Segundo informações recebidas pela Ecoa, as chamas no entorno da comunidade do Paraguai Mirim foram controladas durante a madrugada devido ao trabalho em conjunto do Prevfogo, brigadas comunitárias e Corpo de Bombeiros. Agora, os esforços se concentram no atendimento à saúde dos moradores, que sofrem com os efeitos da fumaça.

No momento, o fogo se concentra na margem oposta do Rio Paraguai, na região da Fazenda Santa Tereza. O combate ao incêndio no local deve exigir maior equipe, com previsão de deslocamento de brigadas e aeronaves para auxiliar na extinção das chamas. Recentemente, Paraguai Mirim passou a contar com mais uma brigada comunitária treinada pelo Prevfogo/Ibama, formada somente por mulheres, que no momento também está na linha de frente.

Em articulação entre a Ecoa e o WWF, foram adquiridos equipamentos para o combate ao fogo, que estão sendo utilizados para conter as chamas. Infelizmente, a região já havia sofrido com os incêndios que castigaram o Pantanal em 2020. Ações serão ampliadas para defender inclusive a Serra do Amolar, que corre risco caso o fogo se alastre.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)