Dois brigadistas da Área de Proteção Ambiental Baía Negra, em Ladário (MS), participaram de uma capacitação para estratégia de prevenção ao fogo conhecida como Queima Prescrita. Virgínia Paz e João de Assis representaram o Brasil no evento trinacional, que também contou com participação de brigadistas da Bolívia e Paraguai.
O treinamento aconteceu entre os dias 12 e 16 deste mês no Parque Nacional Otuquis, na Bolívia. A ação conta com apoio da WWF-Bolivia e é promovida com o apoio técnico da Fundación Amigos de la Naturaleza, Fundación Pau Costa, Serviço Nacional de Áreas Protegidas da Bolívia, da Unidade de Resposta Internacional em Incêndios da Espanha e da Direção de Recursos Naturais de Santa Cruz.
A queima prescrita é um método de prevenção realizada em áreas e períodos específicos. Tem como objetivo consumir o material combustível acumulado, renovando a vegetação e preservando a diversidade biológica.
A atividade teve como objetivo reduzir a intensidade de possíveis incêndios no Pantanal a nível transfronteiriço. Além disso, foi uma oportunidade para fortalecer o treinamento de grupos de combate locais, assim como de promover a troca de experiências entre os participantes.
A brigada da APA Baía Negra conta atualmente com dois esquadrões, cada um deles com sete membros. A iniciativa é fruto da parceria entre a Ecoa e o Prevfogo/Ibama, responsável pelo treinamento.
O primeiro esquadrão foi formado em 2019 como parte do projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), financiado pela União Europeia. Já o segundo foi formado em parceria entre a ONG SOS Pantanal, Ecoa, Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário, UFGD e Conselho Gestor da APA Baía Negra.