Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco do Brasil (BB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal anunciaram na última quinta (25) uma parceria para desenvolver em conjunto um fundo de índice (ETF) para investimentos sustentáveis na Amazônia. O objetivo é arrecadar cerca de 1 a 2 bilhões de reais.
O documento que estabelece a parceria foi assinado em evento do G20 no Rio de Janeiro.
Segundo o presidente do BID, Ilan Goldfajn, o objetivo é lançar o ETF na B3, a bolsa de São Paulo, até a conferência climática COP30, que será realizada em Belém, capital do Pará, em novembro de 2025. “O custo vai ser democrático”, afirmou o presidente do BID.
A proposta para o novo fundo é realizar empréstimos sustentáveis na Amazônia.
Segundo a Agência Brasil, na ocasião, também foi assinada uma carta de intenções entre as instituições envolvidas. Estudos para desenvolver a proposta serão conduzidos de forma colaborativa pelo BNDES, BB e Caixa, com o apoio técnico e financeiro do BID. “O ETF Amazônia para Todos buscará democratizar o acesso a investimentos sustentáveis, combinando o uso de recursos com incentivos baseados em resultados e promovendo a diversificação e o aumento da base de investidores nos mercados doméstico e internacional”, registra nota divulgada pelas instituições econômicas.