//

O Ceppec e a Ecoa apoiando a ciência: mestrando agradece suporte para pesquisa sobre o baru

3 minutos de leitura
Altair, extrativista do baru no Ceppec e referência nacional na venda da castanha (Foto: Iasmim Amiden)

Entre 04 e 06 de dezembro de 2018, o Mestrando da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Bruno Matos Porto, esteve na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) para apresentar o resultado da pesquisa do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Ciências Ambientais da UFMS, Campus de Aquidauana (CPAQ), intitulado “INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: O CASO DA CASTANHA DE CUMBARU DO ASSENTAMENTO ANDALUCIA NIOAQUE – MS”, de autoria principal de Oskela Karla Reis Falcão, sob a orientação da Prof. Dra. Daniela Althoff Philippi.

O artigo apresentado, a ser publicado nos Anais do Evento, relata pesquisa que objetivou descrever quais e como são as características sustentáveis das inovações na castanha de cumbaru produzida pelo Assentamento Andalucia. A pesquisa contou com a fundamental colaboração do Centro de Produção Pesquisa e Capacitação do Cerrado (CEPPEC) e da ECOA na fase de coleta de dados.

O Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA) é um evento anual com o objetivo de reunir pesquisadores e profissionais de organizações diversas interessados em conhecer e discutir as tendências na gestão da sustentabilidade organizacional e visa estimular a produção de novos conhecimentos e de novas abordagens administrativas capazes de contribuir para a proteção do meio ambiente e para a melhoria dos aspectos sociais, em diversas frentes.

Preta, diretora do Ceppec e membro da Coordenação da Rede de Mulheres do Cerrado e Pantanal – CerraPan (Foto: Alcides Faria)

Com a pesquisa, foi possível identificar inovações abertas na castanha de cumbaru produzida pelo Assentamento Andalucia oriundas de fontes diversas como a própria UFMS, com benefícios sociais, econômicos e ambientais. A aproximação da academia com os assentamentos de Mato Grosso do Sul onde há a extração de frutos nativos do cerrado e produção de derivados, buscando a sustentabilidade, é fundamental, seja por meio da pesquisa ou em projetos conjuntos em outras vertentes, avalia a Prof. Daniela.

Socióloga Nathália Ziolkowski e membro da secretaria da CerraPan (Foto: Iasmim Amiden)

Os autores do artigo agradecem imensamente a acolhida do CEPPEC, especialmente aos Sr. Altair de Souza e Sra. Rosana Sampaio (Preta), e a ECOA – Ecologia e Ação, na pessoa da Nathália Eberhardt Ziolkowski.

Bruno Matos durante apresentação do trabalho na ENGEMA-USP

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog