Fernanda Cano, representante da Ecoa, apresentou, em linhas gerais, o Plano de Proteção para as comunidades pantaneiras, elaborado pela Ecoa
A audiência pública “O Impacto dos Incêndios nos Modos de Vida, Saúde, Segurança Alimentar e Renda das Comunidades Tradicionais Pantaneiras”, uma iniciativa da deputada Gleice Jane (PT), contou com a importante presença de representantes de diversas comunidades do Pantanal, que participaram para discutir os impactos dos incêndios na saúde, geração de renda e produção de alimentos, com base nos relatos colhidos pela parlamentar durante suas visitas à região.
Fernanda Cano faz o monitoramento diário das condições climáticas na Bacia do rio Paraguai e, durante sua participação na audiência, destacou a importância da implementação do Plano de Proteção que a Ecoa trabalhou com o Ministério do Meio Ambiente desde dezembro de 2023.
Ela ressaltou a necessidade de apoio e fortalecimento das brigadas comunitárias voluntárias, bem como a facilitação do acesso das populações às políticas públicas essenciais nas áreas de saúde, educação e segurança. Fernanda também enfatizou a urgência do enfrentamento da violência contra as mulheres nas regiões afetadas, além da promoção da soberania alimentar.
A especialista ainda destacou a relevância do fortalecimento dos sistemas de alerta e resposta para lidar com as mudanças climáticas e sugeriu incentivos para que os municípios se responsabilizem de forma mais efetiva no combate aos incêndios florestais. Ela também mencionou a importância da união e da atuação coordenada entre o Corpo de Bombeiros, IBAMA, ICMBio e Marinha, além de sugerir a necessidade de acordos transfronteriços para um enfrentamento mais eficaz das questões relacionadas aos incêndios.