Via Esportes e Notícias, de Cuiabá – MT
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é autor de um projeto de Lei que tenta impedir a construção de novas seis PCHs (Pequenas Usinas Hidrelétricas) ao longo de 190 quilômetros do Rio Cuiabá. Para o parlamentar, as obras iriam acabar com o estoque pesqueiro do rio afim de produzir energia elétrica para atender a outros estados.
“O mato-grossense não precisa de mais hidrelétricas para gerar mais energia do que necessitamos para consumir. O rio Cuiabá é o principal berço nascedouro e reprodutor de peixes da bacia do Alto Paraguai. A construção destas PCHs vai destruir um rio com toda sua história, com sua piscosidade, para atender a São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Não podemos permitir”, disse o parlamentar.
Wilson garante que o projeto já tem a assinatura de 8 parlamentares e acredita na aprovação por parte da Assembleia e na sanção do governador Mauro Mendes (DEM).
“Assim que apresentei o projeto 8 deputados se apresentaram para assinar comigo. Então, já há um sentimento muito forte de aprovação desta matéria, o que põe um ponto final nestas expectativas e especulações de construir PCHs no Rio Cuiabá”, disse.
Para o parlamentar o Estado deva investir na produção de energia solar, que “é a vocação energética de Mato Grosso”.
Foto de capa: Assessoria Wilson Santos