/

Diário da crise hídrica – 23 a 26 de agosto de 2021 – crise no transporte hidroviário na Argentina, Itaipu com 30% da capacidade, prejuízo no PIB e mais

11 minutos de leitura
Tormenta de areia na bacia do rio Paraná, na Argentina. Fonte: 170 escalones.

26 ago. 2021

Brasil a caminho do racionamento de energia? Apagão no horizonte?

Cresce o risco de apagão e o governo dá sinais da possibilidade com medidas como redução na vazão das hidrelétricas, incentivos à indústria para a redução do consumo de energia nos horários pico e flexibilização nas margens de segurança na transmissão de energia.
Em setembro novas medidas virão. É o que diz o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Traçarão metas de redução do consumo para clientes residenciais e pequenos empreendimentos em troca de bônus. Como pode-se deduzir, são medidas frágeis diante da gravidade da crise hídrica.

 

26 ago. 2021

Argentina. Crise no transporte na hidrovia Paraná-Paraguai se agrava

O sobrecusto logístico no transporte pelo rio Paraná, entre 2020 e o primeiro semestre de 2021 se aproxima dos 600 milhões de dólares.
A Bolsa de Valores da cidade de Rosário estimou a perda de carga por navio está entre 6.600 e 9.200 toneladas, o que levou a sobrecustos logísticos na exportação de grãos no primeiro semestre de 2021 a 315 milhões de dólares. No ano passado esses sobrecustos foram de aproximadamente 245 milhões de dólares.

 

26 ago. 2021

Governo negacionista e Itaipu operando com 30% da capacidade

Em O Globo a jornalista Miriam Leitão afirma que o ministro Bento Albuquerque [Minas e Energia] continua errando ao afirmar que não trabalha com a hipótese de racionamento de energia elétrica. “Na prática, isso já começa a acontecer para os órgãos federais. O governo está atrasado porque é negacionista também nesse assunto e tem medo da queda da popularidade do presidente Bolsonaro”. Miriam informa que Itaipu está hoje gerando 39% da sua capacidade. “Se não fosse a energia dos ventos e do sol, que não havia na crise de 2001, o Brasil já poderia estar em colapso”.

Itaipu é a última das quatro usinas em território brasileiro. A usina seguinte é Yacyretá, entre Argentina e Paraguai, a qual opera com 50% de sua capacidade segundo a publicação da Página 12.

 

26 ago. 2021

A manchete do El Pais em português: “Invasão de capivaras agita a guerra de classes na Argentina”

A publicação afirma que a “Presença crescente dos roedores no condomínio exclusivo Nordelta, ao norte de Buenos Aires, reativa as vozes favoráveis a uma lei de uso dos pantanais e desencadeia um debate público sobre os privilégios dos ricos”.

Essa invasão de “carpinchos”, como são denominadas as capivaras em espanhol, trouxe o debate sobre a ocupação de áreas úmidas por várias atividades, incluindo edificações como é o caso de Nordelta, construído sobre um pantanal. O problema é também uma das faces da crise hídrica que assola a bacia do rio Paraná, uma unidade ambiental comum a Brasil, Paraguai e a própria Argentina. O rebaixamento histórico do nível do rio Paraná faz com que animais como as capivaras busquem áreas como a do condomínio de luxo. São aproximadamente 400 animais que avançam sobre os gramados e plantas ornamentais para ter o alimento que não encontram em outros lugares.

 

25 ago. 2021

Argentina – Rio Paraná baixo e inúmeras consequências, dentre elas problemas para abastecimento de água nas cidades

O site da publicação Pagina12 elaborou extensa matéria sobre as consequências do baixo nível do rio Paraná e informa que “a baixa altura do rio traz consigo situações que impactam diretamente o meio ambiente, como o aumento do risco de incêndios em pastagens e uma paisagem modificada com braços que encolheram ou restos de areia transformados em ilhas e surgimento de novas ervas daninhas ou espécies invasoras.” (com tradução livre).

Quanto ao abastecimento de cidades as consequências mais alarmantes com o baixo nível do rio Paraná é o fato de muitas das entradas de água potável estarem a descoberto e a salinidade da calha de água aumentada.

 

24 ago. 2021

Milhões de dólares devido ao rio Paraná baixo

O Site da publicação argentina Página 12 trouxe como matéria central, no dia 23 de agosto, o cálculo dolarizado do prejuízo na logística causado pelos níveis muito baixos do rio Paraná, rio por onde são transportadas 80% da safra do País. A conclusão: “Os aumentos nos custos logísticos nas exportações de grãos foram de 315 milhões de dólares no primeiro semestre.” A publicação mostra ainda que a situação afeta também a geração de energia na represa de Yacyretá, a última das cinco no leito do rio Paraná – as outras quatro estão em território brasileiro – a produção de arroz, a pesca artesanal e a disponibilidade de água potável. Várias cidades ao longo do rio têm problemas para abastecimento. O governo federal decretou no final de julho Emergência Hídrica por seis meses.

 

23 ago. 2021

A Folha divulgou dados de uma análise da consultoria MB Associados: o prejuízo estimado para o PIB brasileiro é de ao menos R$ 60 bilhões, decorrente da safra menor no campo; do aumento da tarifa elétrica e seus efeitos nos setores industriais e de serviços; e do crescimento da inflação. Sem os impactos adversos do clima, a economia brasileira poderia crescer 5,5% neste ano; no entanto, por causa do clima extremo, o crescimento projetado do PIB é de 4,7%.

 

23 ago. 2021

El Paraguay en llamas

Por Oscar Rivas, ex-ministro do Meio Ambiente do Paraguai e diretor de Sobrevivência.

– Los Rios Paraguay y Parana en histórica sequía nunca vivida.
– El Chaco Paraguayo con peligrosos focos de calor, territorio seco e inminentes grandes fuegos.
– Sigue la Deforestacion récord.
– Mas de 5 mil focos de incendios.
– >40° grados en zonas del país.

– Miles de especies en grave peligro de muerte.

El Covid sigue dejando huellas terribles. El panorama está sobrecogedor.

Imagem dos incêndios no Paraguai nos últimos sete dias.

 

23 ago. 2021

A crise hídrica. Falta água para navegação – Hidrovia Tietê Paraná com barcaças paradas.

– Empresários querem que represas liberem água para barcaças navegarem.

– Frete de produtos agrícolas subiu 40%.

– Na Argentina a navegação no rio Paraná está comprometida. O governo central decretou Emergência Hídrica.

O programa de TV Globo Rural, do dia 22 de agosto, informou que devido ao baixo volume de água no rio Tietê “30 embarcações estão ancoradas no Porto Intermodal de Pederneiras desde junho e 90% das barcaças da região estão paradas. Quem se arrisca a passar pelo ponto mais crítico, precisa estar com, no máximo, 30% da carga.

valor do frete aumentou em 40% porque os produtores precisam pagar a quebra do contrato e encontrar uma nova empresa para enviar os cultivos para Santos. Do outro lado, as empresas de transporte aquaviário estão demitindo trabalhadores. Segundo a administração geral dos portos, 80% dos funcionários da unidade de Pederneiras foram dispensados.”

 

23 ago. 2021

Tempestade de areia no leito do rio Paraná, na Argentina.

Revista 170 publicou a imagem abaixo mostrando uma tempestade de areia no leito do rio Paraná, em frente à cidade de Paraná, evidenciando a gravidade da seca vivida naquela bacia. O texto em espanhol: “Los efectos de la bajante prolongada del río frente a la ciudad de Paraná producen vistas difíciles de imaginar tiempo atrás, como esta en la que se ve una tormenta de arena sobre el lecho que quedó al descubierto entre las dos islas – ahora unidas – Curupí y Puente.”.

Tormenta de areia na bacia do rio Paraná, na Argentina. Fonte: 170 escalones.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog