Em agosto, o diretor científico da Ecoa, André Valle Nunes, esteve em Bogotá com pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt para colaboração e delineamento de pesquisas com o Centro de Conhecimento em Biodiversidade Brasileira e a Paisagem Modelo Pantanal.
Na ocasião, além da oportunidade de conhecer o Instituto, houve diálogo sobre as Brigadas Comunitárias Voluntárias da Paisagem Modelo e do projeto Restauracción – que possui o intuito de intensificar atividades de restauração em uma paisagem de mil hectares na borda oeste do Pantanal.
O Humboldt é um importante centro de pesquisa que gera o conhecimento necessário para avaliar o estado da biodiversidade na Colômbia e auxilia a tomar decisões sustentáveis sobre ela.
Além da troca de conhecimentos, também foi realizada uma visita às coleções zoológicas do Instituto. A expectativa é receber pesquisadores de Humboldt no ano que vem para apresentar o trabalho das brigadas voluntárias e participação em um workshop.
Sobre a Paisagem Modelo
Paisagem Modelo é uma plataforma de governança que busca integrar diversos atores na solução de conflitos e criação de sinergias positivas. O conceito surgiu no Canadá, na década de 1990, para melhor manejo florestal da região. Hoje existem 60 Bosques Modelo espalhados em 35 países, sendo que seis estão em solo brasileiro: quatro na Mata Atlântica, um na Amazônia e um no Pantanal.
A Paisagem recebe tal nome pois “bosque” é um termo espanhol que não se enquadra na flora pantaneira. A Paisagem Modelo Pantanal está estabelecida na borda oeste do Pantanal.