A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esteve ontem (18) em Campo Grande (MS) para assinar um termo de cooperação técnica junto com os governadores dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Eduardo Riedel e Mauro Mendes. A assinatura do documento, que visa promover ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável do bioma Pantanal, aconteceu na abertura do 1º Seminário Técnico-Científico das Causas e Consequências do Desmatamento e Queimadas do Pantanal.
Alcides Faria, diretor da Ecoa, enviou ofício à ministra alertando sobre a possibilidade de que em 2024 ocorram grandes incêndios no Pantanal. O diretor da Ecoa também ministrou palestra sobre o mesmo tema da carta.
Leia a carta IncêndiosCartaMarina2024Abril
Termo de cooperação técnica
O termo de cooperação técnica foi assinado na abertura do seminário e contempla as seguintes ações:
– A uniformização e compatibilização de legislação sobre o uso dos recursos naturais no Pantanal nos dois estados;
– A elaboração do Plano Integrado de prevenção, preparação de resposta e responsabilização de incêndios florestais para o bioma Pantanal Brasileiro;
– O monitoramento da fauna silvestre no bioma Pantanal Brasileiro;
– O fomento da produção sustentável no âmbito do bioma Pantanal nos dois estados;
– O fomento do turismo sustentável no bioma Pantanal nos estados de MT e MS.
“O termo de cooperação é importante porque acontece no contexto da elaboração do plano de prevenção e controle do desmatamento e queimada do Pantanal. É uma ação que deve ser feita de forma compartilhada entre o Governo Federal e os governos estaduais. Nesse caso nós já temos até uma parceria entre os dois governos que compartilham o mesmo bioma”, explica a ministra Marina Silva.
Com informações Portal ms.gov.br
Matéria editada dia 24/04/2024 às 07:36 para correção de informações.