/

Ecoa entrega macacões impermeáveis para coletoras de iscas do Pantanal

2 minutos de leitura
Lenilza Xavier de Oliveira, isqueira de Porto Esperança, com o macacão impermeável entregue pela Ecoa. Foto: Luiza Rosa.

A Ecoa entregou macacões impermeáveis para ribeirinhos de Porto Esperança e de Porto da Manga neste final de semana, no Pantanal. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram comprados com fundos do Ministério Público do Trabalho (MPT/MS).

Os macacões servem para proteger em especial as mulheres que sobrevivem da coleta de iscas vivas, uma das principais atividades econômicas da região e vinculada ao turismo da pesca. Para realizar a coleta, as isqueiras costumam passar grandes períodos submersas em água. Além de privá-las de doenças ginecológicas causadas pela exposição à umidade, o macacão feito de PVC, com uma bota acoplada, evita ataque de animais como aranhas, sanguessugas, arraias, cobras, e até jacarés.

A Ecoa atua como parceira do MPT/MS na distribuição de macacões impermeáveis desde 2012.

As iscas vivas, que costumam ser tuviras (peixes pequenos, escorregadios e compridos, que podem ser de três espécies diferentes: Gymnotus paranguaensis, Gymnotus pantanal e Gymnotus sylvius) e caranguejos, chegam a ser vendidas por R$50,00 a meia dúzia.

Veja imagem da coleta de iscas realizada em Porto da Manga, neste final de semana, por Elizete Garcia da Costa Soares, a dona Zezé, e por Maria Dolores da Conceição (que faz uso do macacão impermeável).

A coleta de iscas vivas no Pantanal costuma ser feita em duplas, com o uso de uma armação retangular de ferro, com uma tela de náilon esticada (a mesma utilizada em janelas para proteção contra insetos). Foto: Luiza Rosa.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog