Publicado originalmente em 07 de dezembro de 2018
A repórter da TV Morena, Carla Salentim, acompanhou e se emocionou durante a expedição de 5 dias pelo Rio Paraguai, onde o Ministério Público do Trabalho (MPT/MS), com auxílio da Ecoa, da Polícia Militar Ambiental de MS e IASB entregaram brinquedos, cestas básicas e Equipamentos de Proteção Individual às famílias pantaneiras.
Desde 2012, a Ecoa atua como parceira do MPT/MS na distribuição de macacões impermeáveis (EPIs) para as isqueiras e isqueiros no Pantanal. Em sua maioria são as mulheres, que sofriam com diversos tipos de doença devido a exposição constante à umidade. Ataques de animais também passaram a ser evitados com a chegada dos equipamentos de proteção individual.
As famílias são acompanhadas de perto pelo diretor-presidente da Ecoa, André Luiz Siqueira. Por serem considerados grupos sociais muito vulneráveis, a Ecoa desenvolve ações que levam até essas pessoas instituições públicas, ordenadores de direito e instituições de pesquisa para que tenham acesso à direitos básicos como saúde e educação.
Confira abaixo a reportagem:
As imagens são do repórter cinematográfico Nilmar Augusto da TV Morena.