//

Aumento das emissões de gases estufa no Brasil – Destaques GT Infra

4 minutos de leitura
(Foto: Ella Ivanescu/Unsplash)

GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

 

Brasil pode aumentar em até 137% emissões de gases do efeito estufa

Segundo novo estudo, divulgado pela Iniciativa Clima & Desenvolvimento, a emissão de gases do efeito estufa pode ser até 137% superior ao que o país se comprometeu no Acordo de Paris até 2030, caso o próximo governo mantenha a mesma política ambiental e climática adotada nos últimos anos. “Se não controlarmos o desmatamento, não temos nenhuma chance de controlar as emissões”, disse Ana Toni, do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Veja mais detalhes aqui. 

 

Preservação da Amazônia pode ser soberania dos países latino-americanos

Em reportagem publicada no Um Só Planeta, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Gustavo Menon explica que a degradação ambiental incide sobre as mudanças climáticas e os direitos humanos da população amazônica. Segundo ele, a construção de uma agenda verde é fundamental para garantir a soberania, não só do Brasil, mas também dos oito países que contêm o bioma amazônico em seus territórios: Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

 

Grilagem de terras públicas já atinge 74% do Cristalino II

O Parque Estadual Cristalino, considerado a última fronteira do desmatamento no Mato Grosso, está ameaçado. Uma parceria entre ((o))eco e a organização internacional Centro para Análise de Crimes Climáticos (CCCA – Center for Climate Crime Analysis) revela que a tentativa de privatização já atinge 74% do Cristalino II. “Organizações de pesquisa e da sociedade civil alertam: se este parque acabar, todas as outras unidades de conservação do Mato Grosso estão ameaçadas”, ressalta a reportagem, que mostra como forças econômicas e políticas têm atuado para redução desta área protegida.

GT Infra em ação

Evento da ONU Habitat Brasil discute como município de Belém pode se tornar exemplo de cidade sustentável na Agenda 2030

Na próxima quarta-feira, 19 de outubro, às 16h (Brasília), acontece o webinário “Belém 2030: localizando os ODS no ambiente urbano” que irá discutir como a Agenda 2030 da ONU, especificamente os temas de cidades sustentáveis e redução de desigualdades, vêm sendo trabalhados na cidade e município de Belém. Realizado pela International Rivers, urbeOmnis e GT Infraestrutura, o evento faz parte da programação do Circuito Urbano 2022, iniciativa da ONU Habitat Brasil, e será transmitido, de forma gratuita, no canal do Youtube do Circuito Urbano. O evento será moderado por Flávio Montiel (International Rivers) e Claudio de Oliveira (GT Infraestrutura) e conta com a participação de Profa Dra Ana Claudia Cardoso (Universidade Federal do Pará), Edmilson Rodrigues (Prefeito de Belém) e Henrique Frota (Instituto Pólis).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog