Encerra-se 3ª etapa de consultas promovidas pelo BM sobre salvaguardas

1 min de leitura
Foto: Silvia Zanatta
Foto: Silvia Zanatta
Foto: Silvia Zanatta

Encerrou-se no dia 02 de março a terceira etapa de consultas promovida pelo Banco Mundial para a revisão e atualização de suas políticas de salvaguardas sociais e ambientais.

O Processo que teve início em 2013 sempre apontou como objetivo, melhorar as normas vigentes a fim de promover o desenvolvimento de forma sustentável e eficaz, com base nos princípios de respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Apesar do pouco tempo destinado à discussão, o debate da última quarta-feira se mostrou bastante qualificado e o Banco apresentou como encaminhamento as seguintes ações:

– Todas as informações oriundas das consultas promovidas serão analisadas e darão base para a construção do documento prévio das novas Políticas de Salvaguardas Ambientais e Sociais (ESS). A previsão é que este documento fique pronto até maio de 2016.
– Depois do documento prévio elaborado o Banco realizará, aqui no Brasil, cinco grandes consultas regionais para apresentação e discussão/aprovação das novas Políticas de Salvaguardas Ambientais e Sociais (ESS).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Em novembro de 2023 a Ecoa participou de reunião com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, apresentando a necessidade de o Banco tivesse especial atenção para a América do Sul quanto à questão climática. A região precisaria do BID para apoiar projetos voltados para a mitigação de eventos climáticos extremos em diferentes territórios. As cidades “biomas” precisam de apoio especial para medidas básicas como a arborização adequada a esses novos tempos.

Hoje tivemos a alegria de receber na Ecoa, o produtor rural Nelson Mira Martins, criador da RPPN Água Branca – nova reserva reconhecida oficialmente pelo ICMBio, que garante a proteção definitiva da segunda maior cachoeira de Mato Grosso do Sul, no município de Pedro Gomes.Seu Nelson foi recebido pela pesquisadora Fernanda Cano, e Alcides Faria, diretor institucional e um dos fundadores da Ecoa, e conversaram sobre as possibilidades que se abrem com a preservação da cachoeira e a criação da RPPN.

Hoje tivemos a alegria de receber na Ecoa, o produtor rural Nelson Mira Martins, proprietário da