/

Entenda o que é Eficiência Energética

3 minutos de leitura
torres de energia - setor eletrico
Imagem: Freepik/Whatwolf

O Brasil possui grandes infraestruturas para geração de energia, mas o país perde energia continuamente pela falta de planejamento, investimento nas estruturas já existentes e racionalidade sobre o tema. Há quem pense que é preciso construir mais represas para abastecer o Brasil, quando na verdade se o foco fosse na eficiência energética não seria preciso mais estruturas. 

Mas afinal o que significa eficiência energética e por que é necessário colocar tal conceito em prática?

O que é eficiência energética?

É gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais. O uso racional da energia gera benefícios para todos. Com a melhor utilização energética é possível diminuir os valores investidos e preservar o meio ambiente, já que não é necessário construir mais estruturas para abastecer as necessidades energéticas. 

Quanta energia o Brasil perde?

Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia (ABESCO), entre 2015 e 2017, demonstrou que o Brasil teve um desperdício energético de R$ 61,7 bilhões.

O desperdício de energia é causado por equipamentos obsoletos nas indústrias, comércio e domicílios. Além disso, a falta de estrutura para transferir energia de uma região do país para outra é um problema. Há regiões brasileiras que produzem mais energia do que consomem, enquanto outras possuem um déficit, o que gera grande perda no processo de transferência.

Uso consciente de energia

Para a indústria e comércio, o recomendado para um melhor aproveitamento da energia é a troca de equipamentos antigos por modelos mais eficientes e a substituição de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por LED. O LED consome até 90% menos energia que lâmpadas incandescentes. 

No ambiente doméstico o aconselhado é procurar equipamentos com o selo Procel, pois são mais eficientes. Além disso, simples atos podem fazer a diferença: vedar saídas de ar em ambientes com ar-condicionado, não deixar a porta da geladeira aberta, utilizar lâmpadas LED, usar ventilação natural se possível e acumular roupas para lavar e passar. 

Fazer o uso de energia renovável não basta, é preciso fazer o uso racional dessa energia e obter a eficiência energética. 

Raquel Alves

Jornalista do núcleo de comunicação da Ecoa e comunicadora do projeto restauracción

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog