“É uma briga de gigantes”, afirma reportagem do Estadão, que ouviu consultores ligados à área de transportes, agentes da cúpula do Ministério da Infraestrutura, fabricantes do setor ferroviário, associações, grandes produtores rurais e as próprias concessionárias de ferrovias sobre os interesses por trás do projeto da Ferrogrão.
Os bastidores da disputa pela carga produzida pelo agronegócio matogrossense coloca de lados opostos o governo federal e a Assembleia Legislativa. E por trás dos bastidores, agora explícitos, há interesses econômicos atuando nesse jogo de xadrez, como mostrou o jornal local RD News.
Sobre o tema, vale a pena ler também a reportagem especial “Um país fora dos trilhos: as consequências do abandono das ferrovias brasileiras”, publicada no último domingo no Correio Braziliense. Um dos entrevistados, Cláudio Frischtak deixa claro que o projeto da Ferrogrão é inviável e não deve trazer os retornos esperados.
Imagem de capa: Programa de Parcerias de Investimentos / Governo Federal.