/

Fumaça cobre Floresta Amazônica – Destaques do GT Infra

5 minutos de leitura

GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

 

Fumaça cobre a floresta na semana do Dia da Amazônia
Só nos primeiros dias do mês de setembro foram registrados mais de 18 mil focos de queimadas na Amazônia, quase o mesmo número da média de todo o mês no ano passado. Imagens de satélite divulgadas nesta semana mostram uma nuvem de fumaça sobre a floresta, assunto que foi repercutido por vários veículos de imprensa nacional e internacional, como a Folha de S. Paulo. Enquanto isso, o O Eco mostrou que o Ibama executou, até 5 de setembro, só 37% do orçamento para prevenção de queimadas.

“No Dia da Independência, e na mesma semana em que se comemora o Dia da Amazônia, os números referentes à queimadas e incêndios florestais só reforçam que estamos repetindo a mesma dinâmica predatória de 200 anos atrás, propagando uma economia da destruição que ainda se alimenta fortemente de recursos naturais ao passo que não traz o tão almejado desenvolvimento real para a Amazônia”, declarou Cristiane Mazzetti, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil ao G1.

 

Fórum Amazônia Sustentável apresenta “Carta de Alter” com propostas para manter a Amazônia viva

Na data em que é comemorado o Dia da Amazônia, 5 de setembro, o Fórum Amazônia Sustentável lança a “Carta de Alter” contendo 14 propostas para manter a Amazônia viva, com a floresta em pé e direitos garantidos para as populações da região. O documento é resultado do encontro presencial do Fórum realizado em Alter do Chão (PA), em julho de 2022. As propostas da “Carta de Alter” são baseadas em três premissas e valores: garantir o protagonismo das comunidades tradicionais da Amazônia nas tomadas de decisão em espaços de diálogo e concertação; garantir o respeito aos povos da floresta e suas tradições; e garantir a conectividade e diversidade ambiental e social, além de referendar as propostas prioritárias da Carta de Alter, elaborada pelo GT Infra.

 

Evento referência em negócios pelo clima acontece nesta sexta-feira

A 4ª edição da Feira Conexão pelo Clima, organizada pelo O Mundo Que Queremos e pelo CDP Latin America, volta a ser presencial e acontece nesta sexta-feira (9/9), das 9h30 às 19h, no Unibes Cultural, em São Paulo. Os desafios e avanços da preservação e conservação dos biomas e as implicações da bioeconomia para um projeto de país economicamente sustentável e socialmente inclusivo estarão no centro do debate, que vai reunir governos, empresas, investidores, sociedade civil e partes interessadas da América Latina. A programação do teatro terá formato híbrido e também poderá ser assistida online pelo canal do Youtube do Conexão.

 

International Rivers e Tapajós de Fato lançam série de podcast “Tapajós Sob o Sol”

Em comemoração à semana da Amazônia, a International Rivers e o Tapajós de Fato (TdF), veículo de comunicação popular, alternativo e independente, que atua na região oeste do estado do Pará, lançam hoje a série de podcast Tapajós Sob o Sol, já disponível no canal oficial do TdF no Spotify. A série de três episódios recebe especialistas para debater temas relevantes da região do Tapajós, como a bioeconomia, a importância arqueológica e como as bacias hidrográficas e os rios têm a ver com as mudanças climáticas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog