A respeito da notícia divulgada pela assessoria de comunicação do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), que segue logo abaixo, ela encaminha para algumas análises:
– Estão preparando um novo ataque ao Pantanal;
– Universidade Federal do Paraná faz estudo que retoma o velho e destrutivo megaprojeto da Hidrovia Paraguai Paraná;
– Através da citação, o que um dos engenheiros deseja destacar?: “Com essas informações será possível traçar o canal de navegação e detalhar os projetos de dragagem nos passos críticos que apresentam restrições de profundidade”.
– Conheça a última publicação da Ecoa sobre o assunto, O Megaprojeto da Hidrovia Paraná-Paraguai,um trabalho elaborado pelo biólogo e diretor executivo Alcides Faria.
UFPR/ITTI apresenta EVTEA da Hidrovia do Rio Paraguai para Marinha em reunião em Corumbá
Uma das equipes do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que atua na elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, apresentou o andamento dos trabalhos ao 6º Comando do Distrito Naval da Marinha do Brasil e à Administração da Hidrovia do Paraguai (AHIPAR). As reuniões ocorreram em Corumbá nos dias 28 e 29 de setembro e contaram também com a presença de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Os pesquisadores expuseram as atividades da equipe de Hidrologia e Hidráulica, incluindo desde os trabalhos de campo até os resultados obtidos em escritório, como por exemplo o volume total de dragagem necessário para adequar o canal de navegação ao comboio-tipo definido em projeto. Os representantes do ITTI ainda apresentaram a parte econômica do EVTEA com foco na implementação de um terminal de cargas na região de Santo Antônio das Lendas e a metodologia empregada no cálculo de custos do projeto. Durante o encontro, a AHIPAR entregou formalmente à UFPR/ITTI os dados de batimetria referentes ao Tramo Sul da Hidrovia.
Os dados do Tramo Norte serão entregues na primeira semana do mês de outubro. “Com essas informações será possível traçar o canal de navegação e detalhar os projetos de dragagem nos passos críticos que apresentam restrições de profundidade”, explica o engenheiro civil do EVTEA, Gustavo Tomas.
O comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Petrônio Aguiar, considerou o Estudo bastante consistente e convidou a equipe para apresentar o EVTEA para outros representantes do setor durante o Fórum “Rumos da Hidrovia”, que será promovido pelo 6º DN, entre os dias 25 e 27 de novembro, em Corumbá.
“Participar desse evento é muito importante porque na ocasião será debatido o futuro da Hidrovia. Entre os aspectos abordados estarão o transporte de cargas, sinalização náutica, meio ambiente, operação e fiscalização da hidrovia para que sejam mantidos padrões adequados de segurança e confiabilidade na navegação”, ressalta Tomas.
Fonte: Ascom/ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura