Taques envia Lei para criar ZPE em Cáceres

4 minutos de leitura

O governador Pedro Taques (PSDB) deu o primeiro passo significativo para tornar realidade a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Cáceres. A cidade ontem comemorou 237 Anos de Fundação e há mais de duas décadas espera para ver criada e funcionar a ZPE como indutora do desenvolvimento de Mato Grosso e da relação internacional com os países da América do Sul. “Este é um compromisso nosso e que vai transformar toda uma região, para não dizer o próprio Mato Grosso, além de ampliar a relação comercial com todos os países da América do Sul”, ponderou Pedro Taques que acredita não apenas na viabilidade da ZPE como em uma maior exploração do potencial do Estado.

A Mensagem 63 do Poder Executivo, altera a Lei nº 5.995/1992, que autorizou o governo do Estado de Mato Grosso a participar acionariamente na sociedade anônima constituída para administrar a ZPE de Cáceres, só que como acionista minoritário, o que acaba dificultando a própria atuação do governo do Estado na busca de soluções para implementar a ZPE. Lembra o chefe do Poder Executivo de Mato Grosso, que o aumento de sua participação acionária, torna o mesmo, controlador e permite que Estado atue de forma mais eficiente.
O prefeito de Cáceres, Francis Maris, sinaliza como passo efetivo em prol da ZPE a determinação do governador Pedro Taques. “Como empresário sempre me coloquei em defesa da ZPE que por muitos anos foi tratada com desdém, mas que agora tem chances de sair do papel”, disse.

Já o governador explica que “a ZPE tem o condão de servir de atrativo para as empresas que pretendam se estabelecer naquela área industrial, que, em pleno funcionamento, será capaz de potencializar o desenvolvimento local e regional”. Taques solicitou ainda que, por se tratar de uma matéria de interesse público, fosse conferida a mesma a tramitação em regime de urgência.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, demonstrou otimismo e confiança de que a ZPE se torne uma realidade. “Existe algo fundamental para tornar a ZPE uma realidade, a determinação do governador Pedro Taques que assumiu o compromisso e quer torná-la realidade”.

O governador autorizou investimentos de R$ 70 milhões para a execução de obras que atendam as empresas interessadas em se instalar na ZPE que devem industrializar e exportar 80% de seus produtos para outros países e apenas 20% dentro do país. A ZPE terá como gestora a Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC), empresa de economia mista que terá o Estado como acionista majoritário além de empresários.

Fonte: MARCOS LEMOS /Diário de Cuiabá

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog