////

IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas tem como temas: serviços ecossistêmicos e políticas públicas

3 minutos de leitura

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, a Universidade Católica de Brasília, a Embrapa – Cenargen e a Universidade de Brasília realizam entre 2 a 5 de dezembro de 2018, o IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas, no Centro de Convenções do Hotel Brasília Imperial, na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

O Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas (CONBRAU) é realizado de dois em dois anos por especialistas da área. O evento é destinado a alunos de graduação e de pós-graduação, técnicos, representantes de comunidades, professores e pesquisadores. É dirigido também aos gestores de órgãos públicos ambientais engajados na conservação dos ecossistemas úmidos e da biodiversidade.

A programação do IV CONBRAU traz a participação e a contribuição de profissionais com significante inserção internacional, com impacto positivo nas discussões de temas atuais e relevantes para a diversas áreas do conhecimento das áreas úmidas. Espera-se que ao longo dos quatro dias de evento se estabeleça uma integração entre os jovens cientistas com estes profissionais para que haja troca de experiências, tornando-se também um ambiente para capacitação de recursos humanos, criando novos laços profissionais e fortalecendo antigas parcerias. Além disso, espera-se também que ocorra uma interação entre cientistas e gestores públicos para estimular a adoção de novas linhas de pesquisa que “conversem” com as políticas públicas, buscando soluções que favoreçam a sustentabilidade ambiental, a justiça ambiental e o bem viver do povo brasileiro nas áreas rurais e urbanas do País.

A temática desta edição é “Serviços ecossistêmicos e políticas públicas”, com ênfase em vários biomas. O Distrito Federal está situado no Brasil central, o qual caracteriza-se por uma vegetação de Cerrado incluindo todas as suas fitofisionomias. O Cerrado é um bioma rico em água doce e um distribuidor de água para 96% das 12 bacias hidrográficas do país. Os rios São Francisco, Paraná e Paraguai possuem mais de 90% de suas nascentes na região do Cerrado, apresentando uma grande importância socioambiental. Para representar as áreas úmidas foi escolhida a imagem de uma vereda, paisagem importante para a manutenção dos ecossistemas naturais e dos serviços ecossistêmicos provenientes desses ambientes.

Dra. Suelma Ribeiro Silva – Presidente do IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)