//

As mulheres são mais sustentáveis

6 minutos de leitura
Foto: Victor Hugo Sanches

Pesquisas apontam que as mulheres têm maior consciência e envolvimento em relação à preservação do meio ambiente. Isso levanta a discussão sobre meio ambiente e gênero. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale concluiu que as mulheres estão mais cientes no que se refere aos riscos que as mudanças climáticas representam para si e para os outros. Um estudo do Instituto de Pesquisa de Políticas de Mulheres de Washington (IWPR) afirma que elas estariam mais dispostas a aumentar os impostos caso precisasse ajudar com a proteção ambiental.

Outra prova disso é uma investigação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que declara que as mulheres reciclam mais, tornam a compra mais consciente e sustentável e estão mais interessadas ​​no uso de energias eficientes.

Outros dados que comprovam que as mulheres são mais sustentáveis. Infográfico: Raquel Eschiletti

Especialistas da Universidade Estadual da Pensilvânia publicaram um trabalho em 2016 revelando que homens que aderem a medidas de preservação do meio ambiente podem sofrer escrutínio sobre sua sexualidade e até isolamento por parte de outros homens. Isso impediria que realizassem comportamentos ambientalmente amigáveis por considerarem “femininos”, como reciclar ou carregar sacolas retornáveis.

Relação entre as mulheres e o ambiente

Para Ambiente & Sociedade, de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) destaca o papel da mulher no manejo dos recursos naturais, enquanto protagonista relevante e ativa de ações locais, regionais e globais. Um exemplo é a Agenda 21, que propõe implementação de estratégias que contemplem o papel feminino na dimensão sociopolítica das questões ambientais. Uma pesquisa da ONU revelou que, além de ter maior consciência e atitude, as mulheres são mais afetadas pelos problemas gerados pelas mudanças climáticas.

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) explica que as mulheres são responsáveis ​​por produzir e coletar alimentos e água para cozinhar e as mudanças climáticas tornam essas tarefas cada vez mais difíceis. Um relatório da ONU de 2010 afirma que, quem recolhe e transporta a água da família, são 63% mulheres, enquanto os homens representam somente 11% nos domicílios da África Subsaariana rural.

A ONU afirma que as mulheres sofrem maiores riscos e consequências com mudanças ambientais extremas, já que têm mais impacto sobre as pessoas mais vulneráveis. Segundo dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), o sexo feminino representa 70% das pessoas pobres do mundo e 80% de todos os refugiados por problemas climáticos.

Falta de participação na tomada de decisões

Apesar do envolvimento e protagonismo das mulheres nas causas ambientais, ainda não existe grande representatividade e elas têm menos poder nas tomadas de decisões. A publicação de Ambiente & Sociedade diz que: “No contexto brasileiro, a participação das mulheres nos órgãos gestores e nos colegiados participativos estão principalmente atreladas a atividades ligadas à sua logística como, por exemplo, na preparação de documentos e pareceres técnicos. Elas também assumem posições de subordinação nas estruturas hierárquicas de tomada de decisão como participantes de câmaras técnicas que embasam as decisões finais de tais instituições. Sua presença como facilitadoras ou de representante dos organismos de bacia em outras instituições é muito menor quando comparada a distribuição de homens nessas mesmas posições. As mulheres participam dos organismos de bacia, mas sua participação é fortemente vinculada as posições de subordinação em relação aos homens”.

Em todos os maiores comitês de tomadas de decisão das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, as mulheres representam uma minoria, somam apenas 20% dos autores dos reports do International Panel on Climate Change, e menos de 30% da maioria dos principais órgãos de negociação das mudanças climáticas nacionais e globais. Foi realizado um plano de ação buscando a igualdade na participação e liderança na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima para tentar sanar essa falha.

Fontes:

El medio ambiente elegiría a las mujeres: ellas son más sostenibles

Destrua o Patriarcado, Salve o Planeta: Por Que Proteção Ambiental e Feminismo Juntos

Is Eco-Friendly Unmanly? The Green-Feminine Stereotype and Its Effect on Sustainable Consumption

Introduction to Gender and Climate Change

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog