Mais uma brigada comunitária composta por voluntários foi formada em Porto Esperança, comunidade localizada 70 km à jusante de Corumbá (MS), às margens do rio Paraguai
Em 2020, os incêndios ameaçaram as casas onde os moradores de Porto Esperança vivem de modo tradicional. A brigada é composta por 08 pessoas que têm a missão de proteger suas casas do fogo e, que, quando requisitadas, participam do combate na região.
A formação aconteceu entre os dias 3 e 4 de dezembro, com o apoio do WWF-Brasil para a compra de kits completos, contendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), uniformes e equipamentos de combate ao fogo, e do Projeto transfronteiriço ECCOS, que tem suporte financeiro da União Europeia. A Ecoa fez o trabalho de coordenação a partir de convênio com o Prevfogo/Ibama – responsável por ministrar o curso – e apoiou a logística para o curso de formação e a alimentação dos brigadistas.
Esta é a décima primeira brigada formada pela Ecoa em parceria com o Prevfogo/Ibama. O combate a incêndios e queimadas é um trabalho permanente da Ecoa, tendo como base a prevenção e a educação ambiental.
O curso foi promovido seguindo protocolos de segurança em razão da pandemia da Covid-19. Todos os participantes utilizaram máscaras e mantiveram, durante as aulas teóricas, o distanciamento recomendado.
Fotos: Osvaldo Barassi/WWF.