/

A ameaça da Hidrovia

2 minutos de leitura

Conheça os principais pontos sobre o megaprojeto da Hidrovia Paraná-Paraguai, considerada uma ameaça sem precedentes para o rio Paraguai e o Pantanal.

  • O megaprojeto original da Hidrovia Paraná-Paraguai era para construir uma via de navegação industrial que permitisse o tráfego todos os dias do ano, 24 horas por dia, entre Cáceres (MT) e Nueva Palmira, no Uruguai.
As curvas dos rios precisariam ser retilinizadas para permitir a passagem contínua de embarcações
  • Para a navegação dos comboios de barcaças, o megaprojeto exige obras pesadas. Seria necessário explodir rochas, acabar com as curvas dos rios e aprofundar o leito do rio Paraguai.
A Hidrovia destruirá regiões como essa.
  • O megaprojeto de 1987 foi rechaçado na década de 90 do século, mas ele ressurge a cada tempo com novas feições, quase como uma fênix. A partir dos anos 2000 tentaram faze-lo por partes, sem apresentar o todo.
hidrovia-parana-paraguai
O projeto da hidrovia Paraná-Paraguai engloba pesadas obras de engenharia
  • A hidrovia Paraná-Paraguai é uma sentença de morte para o Pantanal: imagina o impacto de obras como a retilinização de rios para uma região tão frágil! Além disso, sua construção altera a dinâmica natural da água, ameaça animais pantaneiros e os povos que ali vivem.

A Ecoa acompanha os processos relacionados à Hidrovia Paraná Paraguai (HPP) desde sua fundação, no fim da década de 80 do século passado, por entender que o projeto – e suas variantes – pode gerar graves impactos ambientais com repercussão social negativa. Para saber mais sobre o assunto, acesse o material abaixo:

Hidrovia Paraná-Paraguai – Estado da Arte

Análise sobre o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia Paraná-Paraguai

Eneas Salati: cientista dos rios voadores participou de estudo que revelou impactos da Hidrovia Paraná-Paraguai

A hidrovia que vale à pena é a “hidrovia limpa”, diz Alcides Faria ao Correio Braziliense

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog