As armadilhas fotográficas instaladas no território da Paisagem Modelo Pantanal registraram onças-pintadas (Panthera onca) em 2 locais até o momento. A análise das imagens ainda está em andamento.
A iniciativa faz parte do projeto Restauracción, projeto que visa consolidar a Paisagem Modelo Pantanal, que por sua vez é uma plataforma de governança que visa o desenvolvimento sustentável. O monitoramento de fauna é uma das ações do projeto e esta etapa, com instalação, retirada e catalogação das imagens e espécies encontradas é coordenada pela bióloga Carolina Garcia.
A instalação das câmeras foi feita no período de 30 de janeiro até 7 de fevereiro de 2024 e a retirada foi iniciada no último dia 4.
No primeiro registro temos uma onça fêmea e jovem. Confira as imagens a seguir:
Em outro local, as imagens mostraram apenas as pintas da onça.
Sobre a onça-pintada
A onça-pintada é o maior felino das Américas e pode chegar a 135 kg. A potência de sua mordida é considerada a maior entre os felinos. Ela é classificada como espécie vulnerável pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) e pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais).
Segundo a WWF Brasil, a onça é um indicador de qualidade ambiental. Isso porque ela está no topo da cadeia alimentar e necessita de grandes áreas preservadas para sua sobrevivência. Isso reforça a necessidade de preservação da Paisagem Modelo Pantanal, área em que os moradores convivem com a biodiversidade local. Quando o ambiente das onças-pintadas é transformado ou diminuído, elas tendem a se aproximar de propriedades e comunidades rurais, podendo abater animais domésticos e de criação.
De acordo com o Projeto Onçafari, estudos mostram que a predação de gado é menor em áreas com grande quantidade de presas naturais e maior onde há caça de animais selvagens.
Paisagem Modelo Pantanal e Projeto Restauracción
A Paisagem Modelo Pantanal, localizada nos municípios de Corumbá e Ladário, é uma plataforma social que busca integrar múltiplos grupos para assim promover o manejo sustentável de uma região.
Neste território está em andamento o projeto Restauracción, que é executado pela Ecoa com o apoio do Serviço Florestal Canadense.